...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de alunos da Uern é finalista no concurso de modelos de negócios do IFRN

Texto: Joyce Dayane

Equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das finalistas no concurso de modelos de negócios da I Semana de Empreendorismo e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Mossoró, que encerrou no último dia 4.

Com o projeto “DataConex, uma aplicação móvel para capacitação de colaboradores e adequação à proteção de dados nas empresas”, os alunos Francisco Cavalcante e Vilson Vini, da APEX, sob orientação da Profº. Ma. Cíntia de Souza Freitas, tinham como objetivo a promoção de atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo inovador de base tecnológica, social, ambiental, criativa e cultural.

O projeto desenvolvido veio com intenção de promover a cultura de proteção de dados entre empresas de pequeno e médio porte com enfoque no próprio colaborador como fonte de promoção desse ambiente de segurança de dados. Com o terceiro lugar, ficou classificado para estar na Incubadora ITMO do IFRN, e assim começar o processo de preparação para tirar do papel e dar vida ao projeto e transformar em um negócio.

Quando questionados sobre a experiência, os alunos falaram sobre a importância do evento e do projeto para a comunidade. “Foi muito enriquecedora, porque inseriu a Apex no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Mossoró, de modo que também nos possibilitou capacitações em temas muito importantes, como modelos de negócios, pitch e viabilidade mercadológica”, disse Francisco Cavalcante, aluno da FAD e diretor de aprendizado e conhecimento da Apex.

Já o aluno Vilson Vini, também coordenador de pesquisa, diretor do núcleo Apex de educação, e diretor do conselho Apex de proteção de dados, destacou a diferença mercadológica. “Foi uma experiência muito boa estar entre os primeiros colocados no concurso de ideias, afinal, agora teremos a oportunidade de seguir em frente com nossos planos e, neste sentido, teremos a oportunidade de executar uma mudança extremamente importante em um mercado de cerca de 6 milhões de empresas, além é claro, de estarmos imensamente satisfeitos com o produto desenvolvido para o concurso de ideias”.

A I Semana de Empreendorismo e Inovação do IFRN, em Mossoró, ocorreu entre os dias 01 e 04, com o tema “Conectando pessoas, tecnologia e inovação”. A premiação contou com a participação de áreas como Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Saneamento, Petróleo e Gás, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão Ambiental, com os mais diferentes projetos. A ideia é proporcionar a
premiação de modelos e soluções de negócios viáveis e sustentáveis, com claro
potencial inovador e diferenciais mercadológicos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support