Projeto da Uern é selecionado para a segunda fase do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

O Projeto “Cisternas fertilizadas: construindo autonomia das mulheres no semiárido”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi selecionado para a segunda fase do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. O prêmio tem como objetivo reconhecer boas práticas elaboradas e realizadas por membros da coalizão nos mais diversos setores da sociedade.

O estudo é fruto da pesquisa de mestrado no programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), desenvolvida pela estudante Janine Beatriz Torres, egressa da Uern, sob a orientação dos professores Márcia Regina Farias da Silva e Alexandre de Oliveira Lima. A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplada no edital Nº 36/2018 – A – Desenvolvimento e Tecnologia Social.

Desenvolvido em parceria entre a Uern e o Centro Feminista 8 de Março (CF8), o projeto tem como objetivo apresentar os resultados da construção de Tecnologias Sociais (TS), no assentamento Hipólito, em Mossoró. A pesquisa descreve quais foram os procedimentos para o desenvolvimento da TS, construída a partir da interação entre a Uern, CF8 e do grupo “Mulheres em ação” do referido assentamento, a partir da perspectiva das próprias agricultoras e da experiência local, trazendo os seus discursos e seu protagonismo na ação.

O projeto promove oficinas e visitas aos quintais que receberiam a Tecnologia Social e oferece um processo de intercâmbio/formação das mulheres participantes do projeto para a construção dos sistemas de reuso de água pelas mulheres em seus quintais.

A pesquisa contou com a participação de quatro bolsistas, divididas respectivamente em duas pesquisadoras de Pós-Graduação, uma bolsa de Pesquisa de Extensão e uma bolsa de Iniciação Científica, além de quatro técnicas do CF8.

A Rede Estratégia ODS finalizou a primeira fase de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, no qual foram escolhidos 145 práticas. Um juri técnico será reunido para escolher as dez melhores práticas de cada setor, que receberão um certificado no evento “O futuro que queremos”, a ser realizado no dia 7 de junho, em São Paulo.