...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto da Faculdade de Educação Física é selecionado para a Campus Future

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve um projeto selecionado para a Campus Future, inserida na programação da Campus Party Natal 2019. O evento, que promove uma imersão na tecnologia e na inovação, será realizado de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal.

O Teste Motor Infantil – TMI foi desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FAEF/UERN), sob a coordenação do Prof. Dr. Humberto Jefferson, diretor da FAEF, e consiste numa bateria e software capazes de detectar o déficit de movimento em crianças que saem da educação infantil e ingressam no Ensino Fundamental.

“O projeto conta com uma bateria que detecta elementos do comportamento motor das crianças, trabalhando a memória, a coordenação multimembros, tomada de decisão, agilidade e tempo de reação. Esse nosso projeto já é patenteado”, explica o professor Humberto Jefferson.

Os alunos Daniel Neves, do 8º período de Educação Física, Liebson Henrique (Mestrado em Saúde e Sociedade) e Thiago Alefy (Mestrado em Ciência da Computação) estão envolvidos com o projeto e participarão da Campus Future. O equipamento foi desenvolvido no
Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA/UERN), coordenado pelo prof. Dr. Adalberto Veronese.

“O TMI é um instrumento que avalia a capacidade motora e serve como sinalizador para diagnosticar possíveis deficiências motoras em crianças a partir de 4 anos de idade, que podem estar relacionadas com o índice de aprendizado da criança”, complementa Daniel Neves, que fez o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o TMI.

A Campus Future selecionou quatro projetos no Estado, o projeto da UERN foi o único selecionado de Mossoró.

CAMPUS FUTURE – O programa seleciona projetos universitários e de cursos técnicos de nível médio para apresentarem suas ideias na área de exposições da Campus Party Natal, com o objetivo de impulsionar seus trabalhos com soluções tecnológicas desenvolvidos em ambiente acadêmico e com a possibilidade de se tornarem reais. Participam projetos inovadores, criativos e com impacto social relevante.

* A demonstração do TMI contou com a participação da criança Maria Isabel, que estava acompanhada do pai, Ranieri Fernandes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support