Projeto Cinema na Serra será realizado em cinco cidades serranas do RN

Começa nesta sexta-feira, 29, o Projeto “Cinema na Serra”, aprovado em 2015 pela Lei Estadual de Cultura “Câmara Cascudo” e patrocinado pela COSERN. O projeto será realizado em cinco cidades serranas do Rio Grande do Norte. A primeira a receber o evento será Portalegre, seguida por Luís Gomes, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Martins.

O coordenador do projeto é Jocelito Goes, diretor de Artes da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). “Nossa expectativa é de alcançar 6 mil pessoas com as exibições. O projeto será realizado dois dias em cada cidade e levará cinema para crianças das escolas públicas. Também será aberto a todos os cidadãos”, afirmou Jocelito.

Os recursos para a realização do Cinema na Serra são procedentes de um edital da COSERN, onde o projeto foi submetido para apreciação com outros 99 trabalhos, dos quais 18 foram contemplados. A iniciativa conta também com o patrocínio do Café Santa Clara.

O Cinema na Serra tem o objetivo de levar para os municípios um cinema inflável em 3D, que exibirá o filme “Rexy”, com duração de 8 minutos, permanecendo dois dias em cada cidade, contemplando as crianças da rede pública de ensino de forma totalmente gratuita, com distribuição de pipoca e sucos no turno diurno, e aberto para toda a população durante à noite.

O projeto ainda inclui duas oficinas: uma com alunos do curso de Gestão Ambiental da UERN, sobre “Turismo Sustentável”, destacando as potencialidades turísticas de cada localidade, mostrando a importância da conscientização ambiental nas crianças e jovens e contará, ainda, com o plantio de mudas típicas da região.

A segunda oficina terá a temática da “Evolução do Cinema e as Novas Tecnologias” e será ministrada por alunos de Comunicação Social da UERN. Essas oficinas serão supervisionadas por professores da UERN, dos cursos envolvidos, e registradas pela UERN TV.

CALENDÁRIO DE EXECUÇÃO

1º etapa – dias 29 e 30 de julho – Portalegre