Projeto Cetáceos participará de lançamento da iniciativa Parceiros do Mar

O Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participará, nesta quinta-feira, 10, do lançamento do projeto Parceiros do Mar, na cidade de Areia Branca. A iniciativa é do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), uma organização não governamental parceira da Universidade em ações ambientais, com patrocínio da empresa Engie.

A programação tem início às 14h na Câmara de Vereadores. Em seguida, às 15h, será realizada uma atividade educativa na Praça dos Pescadores com as crianças do município.

De acordo com a presidenta do Cemam, Aline da Costa Bomfim Ventura, o Parceiros do Mar tem como objetivo desenvolver um grande circuito de atividades de educação ambiental em praças, praias, escolas, entre outros locais do município de Areia Branca durante todo o ano de 2022.

“Espera-se que mais de duas mil pessoas sejam diretamente impactadas com suas ações, promovendo apoio à convivência harmônica entre comunidade e o meio ambiente. O projeto permitirá um melhor aprendizado sobre a importância de conservar a fauna marinha e como sustentabilidade é fundamental nesse processo. Por meio dele, as comunidades serão oportunizadas a olharem para seus territórios por meio de diálogos e reflexões, aproximando ciências e sociedade e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável”, destacou.

O professor Flávio Lima, coordenador-geral do Projeto Cetáceos, acrescentou que o objetivo é levar educação ambiental a moradores, pescadores, marisqueiras, estudantes e comunidade em geral, desenvolvendo ações que valorizem a conservação da natureza, do ambiente costeiro, marinho, oceânico.

Instituição

O Cemam realiza atividades de pesquisa, monitoramento e conservação do meio ambiente em ecossistemas marinhos, costeiros e terrestres associados, incluindo o manejo de fauna e flora no território brasileiro, especialmente em relação a mamíferos aquáticos, tartarugas marinhas, aves e peixes, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.