...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Cetáceos da Costa Branca resgata tartaruga e a devolve ao mar

O projeto institucional Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) devolveu ao mar, no dia 27 de abril, uma tartaruga verde (Chelonia mydas) encontrada na praia de Catavento, Galinhos/RN. O animal marinho foi capturado em rede de arrasto por pescadores no dia 15 de abril, apresentando uma grave lesão decorrente do “emalhamento” – quando o animal fica preso em redes de pesca que ficam à deriva no mar.

Após o resgate pela equipe do Projeto Cetáceos, a tartaruga foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Fauna Marinha, no município de Areia Branca.

Coordenador do Centro de Reabilitação de Areia Branca, o veterinário Augusto Boaviagem explica que essa é uma situação recorrente. “Infelizmente muitos animais ficam presos em redes fantasmas, as redes apertam e causam essas lesões nos animais”, afirmou.

Augusto Boaviagem conta que, devido à gravidade e tratamento irreversível da lesão, foi necessário a remoção da nadadeira anterior direita da tartaruga. Após 24 horas do procedimento, o animal estava em condições de ir para a água, onde passou mais 12 dias em observação e tratamento veterinário.

Equipe devolve tartaruga ao mar. Foto: Projeto Cetáceos

O projeto Cetáceos da Costa Branca desenvolve um importante trabalho de monitoramento, resgate e proteção de animais marinhos. Além de todos os exames clínicos e cuidados necessários, os animais atendidos são submetidos a testes comportamentais antes de serem devolvidos ao habitat natural.

O projeto possui uma base de reabilitação em Areia Branca e outra em Natal.

➡ Caso encontre animais marinhos vivos ou mortos, entre em contato pelos números:
Areia Branca (84) 98843-4621
Natal (84) 99943-0058

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support