...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROJETO BIBLIOTECA AMBULANTE E LITERATURA NAS ESCOLAS É ESCOLHIDO COMO UM DOS MELHORES DO PAÍS

O projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE – coordenado pela profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio, do Departamento de Educação do Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia”(CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, foi escolhido com um dos cinco melhores projetos de leitura do Brasil.

A professora Maria Lúcia,  recebeu como homenagem o Troféu Viva Leitura, no último dia 12 de novembro. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Cultua (MINC), em solenidade realizada no Museu de Artes de São Paulo (MASP), em São Paulo/SP. A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Plano Nacional do Livro Didático (PNLL), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONCED), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da Fundação Espanhola Santillana e da organização central do Prêmio Viva Leitura.
 
Além de representantes de todos esses órgãos, foram convidados, entre outras personalidades, o ex-ministro da Educação e ex-senador Cristóvão Buarque, o cantor Jairzinho e a profa. Justina Iva – Presidente da UNDIME e Secretária Municipal de Educação de Natal – , que entregou o Troféu Viva Leitura à premiada Maria Lúcia Pessoa Sampaio, da UERN.

Também prestigiaram a entrega do prêmio, as professoras Dra. Arilene Medeiros e doutorandas Francisca de Fátima Araújo e Sílvia Costa, do Departamento de Educação da UERN (Campus Central), e o professor doutor Joaquim Barboza, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), como convidados especiais da professora Lúcia Pessoa.

Segundo a professora Lúcia Pessoa, o Troféu Viva Leitura a estimulou a pensar na expansão do Projeto BALE para outros bairros de Pau dos Ferros e para outros municípios. No entanto, para isso, ela aguarda demonstração de interesse de gestores públicos e de responsáveis pela educação nos municípios dessa região para firmarem parcerias. Ela espera, ainda, a demonstração de interesse de empresas públicas e privadas da região, no intuito ampliar a relação das instituições patrocinadoras do BALE.
 
SOBRE O PROJETO – O BALE é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e ao Departamento de Educação, em parceria com o Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Atuando em espaços escolares e não-escolares dos bairros Riacho do Meio e São Geraldo, no município de Pau dos Ferros/RN, o Projeto BALE se propõe viabilizar o acesso ao texto literário à comunidade de baixa renda do município de Pau dos Ferros, estimulando o gosto pela leitura por meio do contato com textos escritos e com outras linguagens.

Os objetivos específicos são:

Formar leitores e incentivar o gosto pela leitura;
Aperfeiçoar a formação dos alunos universitários, na área de Letras e Pedagogia, desenvolvendo, nos mesmos, a competência leitora, o senso crítico, a criatividade e o compromisso social.
 

APOIO – O BALE tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do BNB de Cultura, e da própria UERN, que o mantém, assegurando carga-horária docente e transportes para condução das equipes realizadoras e do acervo bibliográfico.

Esse Projeto é de responsabilidade da professora dra. Maria Lúcia Pessoa Sampai , e tem, nessa fase, como coordenadora operacional, a professora Ms. Maria Eliza do Nascimento (do Departamento de Letras). Da equipe executora, que é constituída por alunos (bolsistas e voluntários) e professores dos Cursos de Letras e de Pedagogia do CAMEAM/UERN, participam 24 pessoas.
 
Mais informações:
(84) 3351-2560 -CAMEAM
e-mail: malupsampaio@ig.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support