...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programas de Pós-Graduação da UERN sofrem impacto da perda de bolsas com a Portaria nº 34 da Capes

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lamenta a perda de 23,25% das bolsas de Pós-Graduação, com a publicação da Portaria nº 34, no dia 9 de março, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A UERN vem participando ativamente das discussões em busca de uma melhoria para esse cenário.

Presidindo a Câmara de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), a UERN vem acompanhando a situação das outras Instituições de Ensino Superior (IES). Na Carta publicada no dia 18 de março, a ABRUEM afirma que as instituições já vinham esboçando uma grande preocupação, uma vez que o novo disciplinamento de distribuição de bolsas apontava o início da vigência ainda na primeira quinzena de março.

O professor Rodolfo Lopes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN e secretário da Câmara de Pós-Graduação da ABRUEM, explica que a portaria teve impacto em todos os programas de pós-graduação da UERN. “Sofremos um corte de 20 bolsas, basicamente em todos os nossos programas. Solicitamos via Abruem e Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação a revogação da Portaria, mas não obtivemos resposta satisfatória da CAPES”, afirma Rodolfo.

Em documento público, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) também ressalta a atual crise que o País sofre: “Conclamamos a CAPES a proceder à imediata revogação da Portaria 34, de 9 de março de 2020, e a restabelecer o caminho do diálogo de que tanto o Brasil necessita, particularmente nesse momento de crise gerada pela pandemia causada pelo COVID-19, cujo enfrentamento demanda o fortalecimento da nossa capacidade de produção científica e tecnológica, comprovando a importância do investimento em ciência e tecnologia para que a sociedade possa enfrentar desafios como H1N1, Corona, derramamento de óleos na costa brasileira, entre outros”.

Veja:
CARTA ABRUEM

CARTA FOPROP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support