...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programas de pós-graduação da Uern elevam conceitos na avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, nesta segunda (12/9), o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Dez Programas de Pós-graduação elevaram suas notas na avaliação.

Destes, cinco Programas de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistaram conceito 5. Os Programas Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – Mestrado e Doutorado; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado; Mestrado Profissional em Ensino de Biologia; Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado; e Mestrado Profissional em Ensino de História subiram de nota 4 para 5.

Outros cinco programas subiram a nota de 3 para 4: Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais – Mestrado; Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado;
Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – POSENSINO; Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO; e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Mestrado.

E os demais Programas de Pós-graduação mantiveram suas notas, sendo dois com nota 4 e oito com nota 3. Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, “esses resultados são frutos da dedicação e empenho de todos e todas que desde 2008 (ano da implantação dos primeiros programas) compuseram e/ou compõem a gestão da UERN, a equipe da PROPEG, as equipes dos programas e a comunidade acadêmica da pós-graduação stricto sensu. Sabemos que implantar e consolidar programas de pós-graduação no interior do país é um desafio que só se consegue abrandar com muita união e compromisso”.

E complementa: “Destaco a contribuição do Plano Institucional de Desenvolvimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da Uern, construído na gestão do Prof. Rodolfo Cavalcanti e do Prof. Cláudio Vasconcelos, como ferramenta norteadora para o inicio do trabalho de consolidação dos programas no âmbito da Uern. O aprendizado que tiramos é de que as estratégias utilizadas foram efetivas a fim de continuarmos o processo de expansão e consolidação da pós-graduação e alcançarmos o desenvolvimento do Estado através da ciência, tecnologia e inovação”, diz.

A reitora Cicília Maia destaca que o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de pós-graduação, realizado pela CAPES, é fruto de muito trabalho e dedicação de nossos pesquisadores – docentes, estudantes e técnicos.

“A verticalização do ensino, com incentivo à pós-graduação, iniciou em 2008, na gestão do saudoso reitor Milton Marques de Medeiros, que implantou uma forte política de capacitação docente. Com mais professores retornando com doutorado e investimentos em pesquisas, submetemos novas propostas de cursos de pós-graduação stricto sensu e tivemos resultado positivo ao longo dos anos. O ex-reitor Pedro Fernandes teve papel estratégico nessa evolução, atuando ainda como pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e posteriormente como reitor. Essa visão de futuro foi aos poucos sendo concretizada”, destacou.

E finaliza: “Temos orgulho de ser uma Instituição que forma doutores e mestres no interior do Rio Grande do Norte. Atualmente estamos com 25% dos nossos programas com conceito 5, 35% com nota 4 e 40% com nota 3. Nossos parabéns a todos e todas”.

A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.

AVALIAÇÃO CAPES

Programas nota 05
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado
Mestrado Profissional em Ensino de História – Mestrado
Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – Mestrado e Doutorado
Multicêntrico em Ciências Fisiológicas – Mestrado e Doutorado

Programas nota 04
Programa de Pós-Graduação em Física – Mestrado e Doutorado
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – POSENSINO
Mestrado Profissional em Filosofia – Mestrado – PROF-FILO
Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido – Mestrado

Programas nota 03
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – POSEDUC
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Economia – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Ensino – Mestrado – PPGE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support