...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programação da UERN visa democratizar o acesso ao conhecimento científico

Democratizar o acesso ao conhecimento científico é o principal objetivo da programação do Dia “C” da Ciência, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN). A iniciativa levou nesta quarta-feira, 23, uma série de projetos e ações de extensão à Escola Estadual Abel Freire Coelho.

Apresentações dos FANATicos da Química e do Projeto Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB), ações de Aeroespacial e Robótica, VGA (Vídeo Games Ativos), Jogos Just Dance, Jogos com Cores e Salto em Distância, Feira de Jogos de Matemática e Exposição do Programa Biologia em Ação – BioAção (Botânica, Zoologia e Paleontologia) envolveram os estudantes da escola, que participaram ativamente da programação. O serviço de Auriculoterapia (Enfermagem) e ações inclusivas também oportunizaram um momento de interação entre Escola e Universidade.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Adysson Rodrigo ficou encantado com a Feira de Jogos de Matemática. “É muito legal que a gente aprende brincando”, disse. Também do 1º ano, a estudante Ketly Sabrina afirma que gostou muito de fazer a auriculoterapia pela primeira vez. “Nunca tinha ouvido falar. É muito bacana”, declara. Para Lara Raquel, estudante do 3º ano, é muito bom ter esse contato com os projetos da Universidade.

De acordo com a chefe de Gabinete, Cicília Maia, a programação do Dia “C” da Ciência é uma ação muito importante que visa levar a produção científica feita na academia para a comunidade. “É uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento. É extrapolar os muros da Universidade, sedimentando o papel de uma UERN socialmente referenciada”, destaca.

A diretora da Escola Estadual Abel Freire Coelho, Zenilma Oliveira, parabeniza a iniciativa da UERN. “É interessante ver a academia vindo até a escola, considerando que os alunos da educação básica serão os futuros estudantes da Universidade. É muito importante essa aproximação, que traz benefícios tanto para a Escola quanto para a própria Universidade”, avalia. Professor de Informática da Escola, Hallysson Duarte também considera muito proveitoso esse momento. “É uma forma de incentivar os alunos e despertar o gosto pela ciência”, declara.

Na avaliação do diretor do departamento de pesquisa da PROPEG, Álvaro Lima, a programação está atendendo o objetivo de disseminar o conhecimento científico. “Temos mais de mil alunos na Escola Abel Freire Coelho participando das atividades, se envolvendo com as ações e conhecendo mais do que se é produzido pela Universidade”, declara.

Além da programação durante o dia na Escola Estadual Abel Freire Coelho, logo mais à noite será desenvolvida a ação “Ciência e Cerveja”, no bar 27 Saideira, com uma roda de conversa com os professores Fausto Pierdoná Guzen, Ailton Siqueira e Esdra Marchezan. O “Ciência e Cerveja” é uma iniciativa inspirada em um movimento mundial que tem como objetivo tornar acessível o debate científico a partir de um canal direto de diálogo entre cientista e sociedade.

O Dia “C” da Ciência, uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support