Programação da UERN visa democratizar o acesso ao conhecimento científico

Democratizar o acesso ao conhecimento científico é o principal objetivo da programação do Dia “C” da Ciência, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN). A iniciativa levou nesta quarta-feira, 23, uma série de projetos e ações de extensão à Escola Estadual Abel Freire Coelho.

Apresentações dos FANATicos da Química e do Projeto Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB), ações de Aeroespacial e Robótica, VGA (Vídeo Games Ativos), Jogos Just Dance, Jogos com Cores e Salto em Distância, Feira de Jogos de Matemática e Exposição do Programa Biologia em Ação – BioAção (Botânica, Zoologia e Paleontologia) envolveram os estudantes da escola, que participaram ativamente da programação. O serviço de Auriculoterapia (Enfermagem) e ações inclusivas também oportunizaram um momento de interação entre Escola e Universidade.

Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Adysson Rodrigo ficou encantado com a Feira de Jogos de Matemática. “É muito legal que a gente aprende brincando”, disse. Também do 1º ano, a estudante Ketly Sabrina afirma que gostou muito de fazer a auriculoterapia pela primeira vez. “Nunca tinha ouvido falar. É muito bacana”, declara. Para Lara Raquel, estudante do 3º ano, é muito bom ter esse contato com os projetos da Universidade.

De acordo com a chefe de Gabinete, Cicília Maia, a programação do Dia “C” da Ciência é uma ação muito importante que visa levar a produção científica feita na academia para a comunidade. “É uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento. É extrapolar os muros da Universidade, sedimentando o papel de uma UERN socialmente referenciada”, destaca.

A diretora da Escola Estadual Abel Freire Coelho, Zenilma Oliveira, parabeniza a iniciativa da UERN. “É interessante ver a academia vindo até a escola, considerando que os alunos da educação básica serão os futuros estudantes da Universidade. É muito importante essa aproximação, que traz benefícios tanto para a Escola quanto para a própria Universidade”, avalia. Professor de Informática da Escola, Hallysson Duarte também considera muito proveitoso esse momento. “É uma forma de incentivar os alunos e despertar o gosto pela ciência”, declara.

Na avaliação do diretor do departamento de pesquisa da PROPEG, Álvaro Lima, a programação está atendendo o objetivo de disseminar o conhecimento científico. “Temos mais de mil alunos na Escola Abel Freire Coelho participando das atividades, se envolvendo com as ações e conhecendo mais do que se é produzido pela Universidade”, declara.

Além da programação durante o dia na Escola Estadual Abel Freire Coelho, logo mais à noite será desenvolvida a ação “Ciência e Cerveja”, no bar 27 Saideira, com uma roda de conversa com os professores Fausto Pierdoná Guzen, Ailton Siqueira e Esdra Marchezan. O “Ciência e Cerveja” é uma iniciativa inspirada em um movimento mundial que tem como objetivo tornar acessível o debate científico a partir de um canal direto de diálogo entre cientista e sociedade.

O Dia “C” da Ciência, uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).