Programação comemorativa da FAEN leva música e conforto para pacientes do HRTM

O som doce de flauta e violão levou conforto e alegria para pacientes e acompanhantes no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A ação faz parte do projeto “Recital do Cuidar”, que integra o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPICS), lançado na manhã desta segunda-feira, 14, pela Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A apresentação musical ficou a cargo do Duo Flauta e Violão, com o violonista Guido Alves e o flautista Hallyson Dantas, ambos professores do Conservatório de Música da UERN. Acompanhados de professores e estudantes da FAEN, eles percorreram os corredores do Hospital levando arte e orientações de saúde.

Segundo a Profª. Dra. Isabel Amaral, coordenadora da ação, o objetivo é levar mais afetividade e amorosidade para os corredores do HRTM. “O projeto não se limitará ao Tarcísio Maia, estaremos com o ambulatório integrativo na FAEN, onde desenvolveremos ações com atendimento humanitário”, revela.

O professor Me. Johny Carlos de Queiroz enfatiza que a terapia através da música traz resultados satisfatórios. “Hoje trouxemos a música para o HRTM e vimos no rosto dos pacientes e acompanhantes o quanto eles gostaram. Foi um momento agradável, onde eles saíram da rotina, da assistência tradicional”, avalia. Ele destaca que a música faz parte do assistencial, propicia conforto, alegria e deixa as pessoas mais relaxadas.

A ação desta segunda-feira faz parte das comemorações dos 50 anos da FAEN, que será realizada até o dia 16 de maio. Além do NUPICS, a programação prevê o lançamento do Núcleo de Extensão e Ambulatório da Faculdade de Enfermagem, Núcleo de Atenção Materno-Infantil (NAMI), Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente (NEQSP) e Ambulatório da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (RMABSF).