...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programação 2019 do Slam Mossoró terá início dia 21 de março

O Slam Mossoró iniciará no dia 21 de março a sua temporada de 2019. A abertura será na data em que se homenageia o Dia Internacional de Combate ao Racismo, às 18h30, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O tema desta edição especial será “Segurança Pública, Violência, Juventude e Mulheres negras”.

O Slam é um torneio mundial de poesia organizado por campeonatos locais, regionais e nacionais. O campeão de cada país disputa a Copa do Mundo na França.

Em Mossoró, o evento artístico é de iniciativa independente e realizado mensalmente pelo Grupo Cultural e Educativo SLAM Mossoró, composto por poetas, poetisas, rappers e jovens produtores culturais. O movimento conta ainda com a assessoria voluntária de pesquisadoras doutoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O poetry slam, que alguns traduzem como batida de poesia, é o gênero literário que deverá ser declamado na competição. “O gênero poetry slam não permite que o poeta use músicas ou adereços, a ênfase é na mensagem que será transmitida e na performance poética”, explica a Profª. Dra. Karlla Souza, uma das docentes envolvidas no projeto. Ano passado o poeta mossoroense Lucas Rafael, estudante do curso de Letras da UERN, foi o vencedor do campeonato estadual que representou o Rio Grande do Norte no torneio nacional em São Paulo.

O Slam Mossoró está completando dois anos, e desde a primeira edição a UERN entrou como apoiadora e incentivadora com o intuito de unir o conhecimento à arte. “O campeonato ocorre de maneira independente e nosso papel é fomentar o debate e o envolvimento de estudantes e pesquisadores”, frisa Karlla Souza.

Ano passado, o evento ocorreu em parceria com as escolas da rede municipal e estadual de ensino de Mossoró, integrando o ensino democrático, a poesia e a escrita criativa. “Este ano serão realçadas as pautas de movimentos identitários, com destaque nas categorias juventude, gênero, etnias, arte, cultura e direitos humanos demarcando mais uma vez nosso apoio e colaboração”, informa a professora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support