Programa “Narciso – De Frente para o Espelho” é lançado no CAIC do Abolição IV

Estabelecer um elo com a comunidade externa é uma das missões da extensão universitária. Por meio de projetos e ações extensionistas, alunos e professores têm a oportunidade de interagir com o público e contribuir com a comunidade. É com esse intuito que surgiu o programa “Narciso – De Frente para o Espelho”, lançado nesta segunda-feira (10), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do Abolição IV, em Mossoró.

Fruto da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, o programa de extensão “Narciso – De Frente para o Espelho” busca desenvolver ações educativas e sociais como forma de prevenção ao uso de drogas entre os jovens.

O programa é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Vanderlei de Lima e conta com a participação de 10 alunos bolsistas da UERN. Neste primeiro momento, as atividades se concentram nas comunidades dos conjuntos Abolição IV e V, no setor atendido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O público-alvo é formado por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental 2, na faixa etária de 10 a 16 anos.

“Vamos realizar uma série de atividades lúdicas, recreativas, com esporte e artes para interagir com essas crianças e adolescentes. Escolhemos essa escola pela proximidade do CRAS e por estar situada numa região de vulnerabilidade social. Trabalhamos na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência”, explica Vanderlei Lima.

Maria Eduarda participando das dinâmicas

No meio do circulo de alunos da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, que funciona no CAIC, estava Maria Eduarda, 11 anos. Apesar da timidez, a estudante era uma das mais participativas. “Estou no 6º ano. Acho muito legal participar dessas atividades”, afirmou. Outra adolescente, Luana Carla, apesar de não estar inserida no público do programa – ela já tem 19 anos e cursa o 2º ano do Ensino Médio – destacou que essas iniciativas ajudam os estudantes a se distraírem e não se envolverem com coisas ruins.

Representando a Prefeitura de Mossoró, Paula Gurgel, gerente de proteção básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, ressaltou que o programa potencializa as ações realizadas pelo CRAS. “Buscamos fazer com que esses jovens sejam protagonistas de suas histórias, por meio de atividades que diminuem os riscos e abuso de drogas”, afirmou Paula Gurgel. Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mossoró, Aldo Gondim também prestigiou o lançamento.

O lançamento contou com uma apresentação cultural do estudante do curso de Música da UERN, Diogo Rocha, em seguida foram desenvolvidas atividades recreativas no ginásio do CAIC do Abolição IV. Na UERN, a ação envolve diretamente as Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).