Programa de Pós-Graduação em Física realiza colóquio nesta quarta-feira

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) promoverá o colóquio “Espectroscopia de Mossbauer: fundamentos e aplicações”. O evento será realizado nesta quarta-feira, 9, às 15h, no auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEPE), na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Central.

O colóquio será ministrado pelo Prof. Dr. José Fernando M. Mariano, da Universidade do Algarve (UALG), de Portugal. No evento, será feito uma revista nos fundamentos da Espectroscopia de Mossbauer, assim como a instrumentação e software de tratamento de dados a ela associados. Serão dados alguns exemplos de aplicações em diferentes áreas, com base na experiência do autor e retirados da literatura.

O efeito de Mossbauer, isto é, a emissão ou absorção sem recuo de radiação gama por alguns isótopos, foi descoberto em 1957 e logo cedo se transformou numa técnica espectroscópica única, chamada Espectroscopia de Mossbauer (EM), com aplicações em áreas tão diversas como a ciência dos materiais, a metalurgia, a geologia, a química, a bioquímica e a biologia.