...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove o colóquio “Planetas com duas mães: abundante ou escasso?”

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) realizará nesta quarta-feira (12) o colóquio “Planetas com duas mães: abundante ou escasso?” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Elielson Soares Pereira (IAG/ USP).

O colóquio será realizado às 15h, no auditório do PRODEPE, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central.

VEJA O RESUMO:

Graças às missões espaciais (CoRoT, Kepler e TESS) que, juntamente com telescópios em terra, foi possível confirmar a descoberta de mais de 4000 planetas orbitando outras estrelas para além do Sol, os conhecidos exoplanetas. Um fato curioso é que cerca de 50% das estrelas são membros de sistemas binários. Mas, até o momento desses 4000 planetas já descobertos, menos de 200 são ao redor de estrelas binárias. Então a pergunta natural que se faz é: Os planetas são de fato menos frequente em sistemas binários ou estamos diante de uma viés observacional? 

Neste seminário apresentarei resultados obtidos pelo nosso grupo de pesquisa, bem como estudos recentes publicados sobre a busca e caracterização das órbitas de exoplanetas em sistemas binários. Além disso, irei abordar possíveis trabalhos que serão realizados com os dados das novas missões espaciais, como exemplo a missão PLATO que terá a participação brasileira, e com a nova geração de telescópios gigantes (GMT, TMT e ELT) programada para a próxima década.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support