...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove o colóquio “O dançar dos átomos”

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) realizará nesta quarta-feira (28), o colóquio “O dançar dos Átomos”, ministrado pelo Prof. Dr. Gilberto Dantas Saraiva (UECE).

O colóquio será realizado às 15h, no auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa da UERN (PRODEPE), no Campus Central.

Veja o resumo:
“O dançar dos átomos” é uma palestra voltada para a compreensão das propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais da matéria cristalina. Os átomos em condições especiais de temperatura e pressão se unem para formar fases sólidas, liquidas e gasosas. Estas fases podem apresentar propriedades marcantes para diferentes estados termodinâmicos. Podemos citar como exemplo algumas das diferentes propriedades para um dado estado termodinâmico: a cor, o brilho, a dureza e a ductilidade. No entanto, as propriedades dos materiais podem mudar à medida que variamos certo parâmetro termodinâmico. Desta forma, mostraremos como as propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais da matéria cristalina são determinadas e afetadas frentes as mudanças de um dado estado termodinâmico. Por fim exemplificaremos algumas das aplicações dos materiais apresentados frente às mudanças de suas propriedades.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support