...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove colóquio sobre os avanços científicos e tecnológicos

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERN) promove nesta quinta-feira, 9, o colóquio “O que se esconde além da fronteira?”, a ser ministrado pelo Prof. Dr. Júlio César Pereira Barbosa (UFERSA).

Os avanços científicos e tecnológicos em vários campos do conhecimento serão abordados durante o colóquio que é aberto ao público, sem necessidade de realizar inscrição.

O colóquio será realizado às 15h, no auditório do PRODEPE/FANAT, Campus Central da UERN, voltado aos alunos da pós-graduação, graduação e público geral.

RESUMO:
O avanço científico e tecnológico que a humanidade atingiu até os dias de hoje é, até poucas décadas atrás, atribuído à ficção científica ou mesmo impossibilidade. Porém, é bem documentado e demonstrado continuamente que a realidade científica e tecnológica é mais impressionante do que os melhores roteiristas de entretenimento em geral poderiam imaginar. Os avanços vão desde a aplicação no automobilismo com a implantação de cérebros eletrônicos capazes de substituir o ser humano na direção dos carros, em sistemas de transporte subterrâneos que locomovem veículos a grandes velocidades e cidades totalmente sustentáveis são propostas já praticadas no mundo atual como também no campo da informática o rápido desenvolvimento de computadores baseados na lógica quântica já demonstra os seus primeiros resultados. Também podemos salientar o avanço na robótica, com máquinas humanoides capazes de não só andar ou correr e sim saltar grandes obstáculos com surpreendente sucesso. Nesse cenário, máquinas também estão sendo acopladas aos próprios seres humanos com próteses controladas pelo seu cérebro. Em termos de interação humano-máquina, já é possível, inclusive, transferir pensamentos entre pessoas através de dispositivos magnéticos especiais. A ambição final seria a possibilidade de aumentar a longevidade humana. Pesquisas nessa área vêm sendo realizadas há tempos como o estudo de uma enzima específica associada ao envelhecimento que em certos tipos de água-viva é desativada. No âmbito da ciência é possível notar as quebras de recordes de distâncias em que o entrelaçamento quântico se mostra condizente com a teoria. Atualmente está em torno de 1200 km. Além disso, mais colisões realizadas pelo grande colisor de hadrons (Large Hadrons Collider – LHC) demonstraram não somente a confirmação da existência do bóson de Higgs como também várias de suas interações com partículas fundamentais como quarks. É ainda objeto de estudo da ciência de fronteira, enigmas como a existência do menor objeto no Universo, velocidades acima da velocidade da luz, se o próprio Universo teve origem e se ele restringe a apenas um.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support