...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove colóquio nesta quarta-feira

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERN) convida a comunidade para assistir ao colóquio “Obtendo Vínculos Cosmológicos com dados de Quasares”, que será ministrado nesta quarta-feira (24), pelo Prof. Dr. Pedro Ferreira (ECT/UFRN).

O colóquio ocorrerá a partir das 15h, no auditório do PRODEPE/FANAT, Campus Central da UERN.

RESUMO:
O Universo se encontra em um estado de expansão acelerada. Os parâmetros do Modelo Padrão da Cosmologia são medidos com cada vez mais precisão, e cada vez mais evidências independentes confirmam esse modelo. Ao que tudo indica, cerca de 70% do conteúdo energético do nosso Universo é uma componente exótica denominada Energia Escura, enquanto 25% é uma forma de matéria que só se manifesta gravitacionalmente, a Matéria Escura. Os bárions correspondem a apenas 5% do que é observado. Apresentarei alguns dos pilares do Modelo Padrão da Cosmologia, focando particularmente em vínculos obtidos utilizando dados de quasares.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support