PROGRAMA BITEC 2009 RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 31 DE MARÇO

A edição 2009 do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) já está recebendo novas propostas. O Bitec é uma iniciativa de cooperação entre o IEL, o SENAI, o SEBRAE e o CNPq, que tem por objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 31 de março. Os pesquisadores da UERN podem enviar suas propostas ao Departamento de Pesquisa, no Campus Central, ou diretamente ao IEL. Durante seis meses, os bolsistas deverão realizar pesquisas, diagnósticos, mapeamento e testes, confeccionar ou aperfeiçoar protótipos e softwares, elaborar projetos, relatórios, cartilhas e manuais que concretizem os objetivos do plano de trabalho proposto.

Serão oferecidas 600 bolsas por edição, com o valor de R$ 300,00 mensais, a cada estudante. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferece R$ 50,00 mensais, que serão aplicados na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada empresa poderá beneficiar-se de apenas um projeto por edição.

METODOLOGIA – A partir de necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas participantes do programa, alunos de graduação selecionados e orientados por um professor irão gerar soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e ampliem a produtividade da empresa.
As bolsas incentivam a competitividade da empresa por meio da inserção de estudantes supervisionados que promovam o empreendedorismo e a inovação tecnológica e melhoria de gestão.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA:

• Estudantes de bom desempenho escolar, regularmente matriculados em cursos de graduação ou superior técnico, que sejam de instituições públicas ou privadas, oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Educação;
  • Professores universitários orientadores, vinculados aos mesmos departamentos dos estudantes selecionados, que deverão montar, com os empresários, os planos de trabalho e supervisionar a atuação dos bolsistas na execução dos projetos;
  • Micro e pequenas empresas dos setores da indústria, do comércio ou de serviços, também inseridas em APLs; associações/sindicatos/cooperativas que representem pequenos produtores/negócios; e empresas incubadas de base tecnológica.

Para baixar os formulários de inscrição acesse os links abaixo:

Declaração de aporte financeiro – Empresa
Declaração de não vínculo Empregatício – Aluno
Formulário de Inscrição

MAIS INFORMAÇÕES:
Departamento de Pesquisa (3315-2180).
Wogelsanger Oliveira Pereira, Doutor em Ciências
Professor Adjunto III  – DCB/FACS/UERN