Programa Balaio Musical recebe o cantor piauiense Teófilo Lima

O programa Balaio Musical desta terça-feira, 28, será apresentado excepcionalmente às 18h30, e terá como convidado o cantor, compositor e produtor cultural Teófilo Lima. A exibição será às 19h no canal UERN TV no YouTube e no canal 23.1 da TCM Telecom.

A atração televisiva é uma parceria da UERN TV com os Mestrados em Ensino – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – e em Ciências Sociais e Humanas (Uern), além do Departamento de Filosofia, Campus Central da Uern.

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo divulgar a música produzida por artistas e bandas independentes.

O convidado

Músico da cidade de Parnaíba, no Piauí, Teófilo Lima fundou em 1990 a banda “Rabiscos Urbanos”. Com composições autorais, o grupo fez várias apresentações, uma delas marcante para a história da banda e da cidade: cantar com Belchior.

Em 1994, Teófilo resolveu seguir carreira-solo, participando em 1996 da etapa piauiense do Canta Nordeste. No ano de 1998 mudou-se para Teresina, onde, em 2001, gravou seu primeiro álbum, o “Teófilo com Fusão”.

Em 2002, o artista parnaibano abriu o show de Alceu Valença pelo Circuito Cultural Banco do Brasil. Fez shows em várias capitais do Nordeste e em Brasília com as bandas Amanita, Narguilé Hidromecânico e Cumade Selvira & Os Cantiga de Grilo. Em agosto de 2003, o álbum “Teófilo Com Fusão” foi lançado em uma apresentação na Feira da Música em Fortaleza (CE).

No ano de 2004, Teófilo Lima participou do projeto MPB Petrobrás, no Dragão do Mar, na capital cearense, abrindo o show de Arnaldo Antunes.

Seu segundo álbum “Matulão”, foi lançado em Teresina (PI), em 2005, no Teatro Quatro de Setembro, e em São Paulo (SP) na Fnac Paulista.

Em 2005, 2006 e 2011, participou da feira Piauí Sampa, promovida pelo Sebrae, em São Paulo, apresentando-se também no BlenBlen. Em 2005, integrou juntamente com o cantor Roraima e a banda Narguilé Hidromecânico o projeto “Sol Música”, realizando shows em Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói (RJ).

Teófilo Lima participou de todas as edições do Piauí Pop em Teresina e em Fortaleza, além de tocar nos anos de 2005 e 2006 no Ceará Music.

No ano de 2010, fez um show durante a II Conferência de Cultura em Brasília, no palco principal da Funarte e no aniversário de Brasília no evento “Outros Cinquenta”.

Em 2017 participou de dois grandes eventos em Teresina, o primeiro B.B. Rock e o segundo Saliceu. No ano de 2018, Teófilo Lima lançou mais um álbum, intitulado “Teófilo”.