Programa Balaio Musical recebe a banda piauiense Cabesativa

O programa Balaio Musical desta terça-feira, 14, recebe a banda Cabesativa. A exibição será às 19h no canal UERN TV no YouTube e no canal 23.1 da TCM Telecom.

A atração televisiva é uma parceria da UERN TV com os Mestrados em Ensino – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – e em Ciências Sociais e Humanas (Uern), além do Departamento de Filosofia, Campus Central da Uern.

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo divulgar a música produzida por artistas e bandas independentes.

A banda

A Cabesativa surgiu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, no ano 2000. Com letras sobre temas como a desigualdade social e uma forma peculiar de tocar o reggae, incluindo guitarras distorcidas, o grupo apresenta uma mensagem positiva em suas composições autorais.

Depois de algumas exibições na cidade de Parnaíba, a banda trilhou novos rumos. Em 2004, participou do evento Piauí Pop, em Teresina, expandindo seu público na capital. No mesmo ano gravou seu primeiro álbum, intitulado “Diambas as Partes”, com 12 músicas autorais.

O trabalho foi reconhecido e vieram novos convites para apresentações em grandes eventos como o Piauí Pop (2005, 2006, 2007 e 2008) em Teresina, Piripiripop (2006), na cidade de Piripiri (PI), no Psychodreams (2005) em São Luís (MA), além de shows na vila de Jericoacoara, no litoral do Ceará.

No ano de 2009, Cabesativa participou do Lançamento do DVD da Tribo de Jah, em São Luís (MA). O vocalista da Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, fez uma participação especial em um show com a banda Cabesativa no Reggae Club, em Fortaleza. O grupo ainda se apresentou no Campeonato Mundial de Surf WQS (2009), em Paracuru (CE), além de outras casas de show em Fortaleza (CE) entre outras cidades importantes do Nordeste, participando de eventos com nomes da música nacional e artistas reconhecidos internacionalmente, como Dezarie, Don Carlos e Gregory Isaacs.

Em 2009, a banda lançou seu segundo álbum, intitulado “Lado Positivo”, com 13 faixas que mostram um amadurecimento musical nas letras e nas composições, lembrando sempre o estilo inconfundível da fusão do reggae com o rock. No ano de 2021, o grupo se prepara para comemorar seus 21 anos de existência.

As músicas que compõem os álbuns “Diambas as Partes” e “Lado Positivo” podem ser encontrados nas plataformas digitais.