...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa Balaio Musical recebe a artista Cabocla de Jurema

O programa Balaio Musical apresenta, nesta terça-feira (31), a artista Eva Rocha, conhecida como Cabocla de Jurema. O programa terá início às 19h, no canal da UERN TV no YouTube e no canal 23.1 da TCM.

O Balaio Musical é um projeto de extensão realizado através de parceria entre a UERN TV com os Mestrados em Ensino da Uern, do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), além do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas e do Departamento de Filosofia do Campus Central da Uern.

Integrante do grupo Soul Negra, Eva Rocha  apresenta em suas músicas a fusão de gêneros musicais da cultura afro, como o soul, o reggae, o rap e o hip-hop.

Cantora, compositora e percussionista, Cabocla de Jurema é uma representante da cena musical rap de Mossoró. Em 2021, foi campeã do Slam Mossoró, tendo participado de festivais como a 5ª Edição do Rap-Presenta.

Além de apresentações por meio de lives durante a pandemia, a artista integra um projeto com 153 MCs de países como Moçambique, Portugal, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil. As composições da Cabocla de Jurema possuem elementos da ancestralidade africana e gêneros musicais da cultura negra.

Na música “Guerreira Dandara” – uma alusão a Dandara, liderança militar do Quilombo dos Palmares -, por exemplo, a artista fala sobre o racismo estrutural e o machismo que se refletem na discriminação racial, no sexismo e na violência contra as mulheres.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support