...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Progep conclui primeiro ciclo de visitas aos campi para ampliação do programa de bem-estar, saúde e qualidade de vida

Nesta semana, encerrando um ciclo de visitas aos campi, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern) esteve em Natal para um diálogo coletivo com o diretor do Campus, Prof. Dr. David Leite, os chefes de departamento e a EdUCA, sobre a ampliação e fortalecimento do Programa de saúde e qualidade de vida da Uern.

A pró-reitora Isabel Amaral explicou que as visitas foram para a apresentação da nova equipe e estabelecimento de vínculos e propostas, além do mapeamento de ações voltadas para saúde da comunidade acadêmica já realizadas nos campi e a disponibilidade de pessoal e espaço para implementação de unidades do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) em cada campus.

“A expressão Prática Integrativa e Complementar (PIC) é um termo brasileiro que identifica o que a Organização Mundial de Saúde denomina de Medicina Tradicional Complementar. Refere-se à união de práticas e conhecimentos em saúde que buscam estimular processos naturais de promoção e recuperação da saúde, abordando a relação de fatores físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais. As práticas integrativas priorizam o olhar ampliado e a escuta acolhedora, bem como o estabelecimento do vínculo e da integração do indivíduo com o meio ambiente”, explicou Amaral.

Tendo em vista o papel social da universidade, visando à promoção de ações transformadoras, o Nupics foi criado em 2018, vinculado à Faculdade de Enfermagem (Faen). O Núcleo promove espaços que aproximam a universidade dos diversos setores da sociedade, buscando o exercício contínuo da empatia, mudança da cultura e do cuidado, compreensão e exercício do conceito ampliado de saúde, bem como um processo formativo diferenciado e humanescente, conduzindo as atividades de forma integrativa, multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar, incentivando ambiente harmonioso e enaltecendo a importância do autocuidado.

Diante da necessidade de iniciativas que visem reduzir ansiedade, estresse e insegurança, entre outros males pontencializados pela pandemia e dentro da preparação para o retorno das atividades presenciais, bem como pela importância de difundir as práticas do autocuidado em toda comunidade uerniana, a Progep trabalha para a expansão territorial das atividades desenvolvidas pelo Nupics/Faen em Mossoró.

Neste primeiro momento na Uern Natal, o objetivo foi para dimensionar a necessidade deste suporte por meio das práticas integrativas. “Do mesmo modo, verificamos a viabilidade para que a Escola integrada de Saúde e o NUPICS ofertem cursos para a formação terapêutica, como auriculoterapia, reiki, EFT, entre outros, para os servidores, estudantes e/ou voluntários externos, que serão responsáveis pela organização e atendimentos a serem realizados nos campi, com supervisão e orientações da coordenação central do Nupics”, explicou o servidor da Progep, Nestor Duarte.

A meta da pró-reitoria é que possa ser implantado um acolhimento humanescente e a formação de uma grande rede do autocuidado, alcançando os campi da Uern.
A próxima fase do processo é divulgação da proposta para os professores em reuniões de Departamento. “Após manifestado o interesse dos docentes e técnicos, o grupo de interessados deverá se reunir para organização da proposta, que será espelhada a partir do projeto do Nupics/Mossoró. Em se constituindo o grupo, o mesmo passará por formação específica, para então ser organizada a sistemática de atendimentos”, concluiu Nestor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support