...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores elaboram Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia

O professor Francisco Deoclécio Damasceno Rocha, da Faculdade de Ciência da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), juntamente com outros dois professores, elaboraram um “Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia”. A ideia é oferecer um material prático, simples e didático sobre semiologia em Reumatologia.

Além de Francisco Deoclécio Damasceno Rocha, o material foi elaborado pelos professores Francisco Alves Bezerra Neto (UFRN/UnP) e Matheus Staufackar Carlos (UnP), com o apoio da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Norte (SRRN). A produção contou ainda com a colaboração de alunos do curso de Medicina da UnP.

De acordo com o professor Deoclécio Rocha, o manual é um projeto de longa data. “Sentíamos falta de um material de apoio aos alunos para ter como base para os estudos e a formação acadêmica. Então pensamos em elaborar este manual”, revela.

Ele informa que o livro é composto por introdução, exame físico da mão e punho; cotovelo; ombro; coluna cervical; coluna torácica; coluna lombar; quadril; joelho; tornozelo e pé. “Iniciamos os capítulos com um caso clínico e discorremos sobre o assunto e, por fim fazemos um breve resumos das patologias mais comuns”, conta. A proposta é que o manual seja prático e objetivo.

O Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia deverá ser lançado em breve. “Estamos aguardando passar a pandemia para fazermos o lançamento”, diz o professor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support