Professores e mestrandos da UERN apresentam trabalho em evento internacional

Professores e estudantes do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), apresentaram trabalhos no IIII Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos (III CINTEDI). O evento foi realizado no último final de semana, em Campina Grande (PB).

Os trabalhos são resultados de pesquisas sobre Diversidades, Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior realizadas e apresentadas nas dissertações de mestrado, na Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e no Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (PIBIT) e aulas de Campo no Aldeamento Jenipapo/Canindé, da cidade de Aquiraz (CE).

Para a Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar, titular da (DAIN), o III CINTEDI é um momento oportuno para o aprofundamento da investigação dos aportes teóricos e práticos das discussões sobre Inclusão e Direitos Humanos nos diferentes espaços educativos. “É um evento que possibilita trocas de experiências de construção na metodologia, de partilha e compartilhamento de estudos e pesquisas”, afirma, destacando a importância da rede de instituições com experiências quanto aos processos de educação inclusiva para contribuir com o seu fortalecimento e a efetivação de direitos das pessoas com deficiência.

O mestrando Charles Lamartine de Sousa Freitas enfatiza a importância de compartilhar conhecimentos com pesquisadores de diferentes países. “Mergulhar em uma diversidade cultural com diferentes saberes levará a plurais possibilidades de organização de uma rede de discussão na América Latina que venha fortalecer oportunidades ancoradas no respeito aos princípios da diversidade humana”.

Além de orientadora dos trabalhos, a professora Ana Lúcia Aguiar participou do evento como palestrante da mesa-redonda “Educação do Surdo: Experiências no Brasil e no Chile”, a convite do professor Eduardo Gomes Onofre (Brasil) e da Profª. Dra. Sandra Meza Fernandes (Chile). Na oportunidade, ela compartilhou experiências na área da inclusão de surdos entre Brasil e Chile, onde realizou recentemente uma formação continuada, e debateu questões sobre a Legislação Brasileira para Educação de Surdos no Brasil e a Política de Inclusão da UERN.

Comunicações Orais apresentadas no III CINTEDI:
1. O passado como experiência viva do eu no presente: os desafios da memória dividida nos escritos de um apenado
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos

2. Percurso de um estudante em formação: uma dupla entrada entre o biográfico e o educativo
José Bezerra Neto

3. Práticas inclusivas e inserção social como política para processos formativos em contextos locais na Pós-Graduação
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos

4. O grupo escolar Cônego Estevam Dantas: De escola rudimentar a escola estadual
Ana Lúcia Oliveira Aguiar

5. As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora