...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores e estudantes da FAD publicam artigo em revista Qualis A1

O professor Dr. Lauro Gurgel e os discentes Francisco Cavalcante e Tharleton Luis, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), publicaram artigo na Revista Direito e Práxis, do Rio de Janeiro. O periódico tem Qualis A1 em Direito.

Intitulado “Acesso ao ensino superior: efetividade normativa das cotas socioeconômicas”, o artigo tem como objetivo avaliar se esse modelo de ação possui efetividade normativa no âmbito da Faculdade de Direito da Uern e mapear experiências nesse sentido.

“A ideia era investigar o senso comum de que os cotistas são menos preparados para acompanhar o curso e que, portanto, levavam a uma retenção. A pesquisa mostrou que a adoção do sistema de cotas não impactou no fluxo regular do curso, pelo contrário, o tempo médio de permanência até diminuiu”, informa o professor Lauro Gurgel.

O artigo é fruto de um estudo de caso com estudantes do curso de Direito. A pesquisa mostrou que a política de cotas tem se revelado efetiva ao atender as expectativas geradas pela lei instituidora, garantindo o ingresso e a formação jurídica de modo equitativo a pessoas de menor poder aquisitivo.

O artigo pode ser acessado aqui.

Texto: Adriana Morais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support