Professores e alunos do Decom/Uern participam do maior congresso de Comunicação do País

Professores e estudantes do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) embarcam nesta segunda-feira para o Rio de Janeiro para participarem da edição 2015 do Congresso da Intercom, maior evento brasileiro da área. O evento acontece entre os dias 3 e 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uma delegação de mais de 40 alunos e 7 professores estará participando do evento com apresentação de trabalhos científicos envolvendo temas de Jornalismo, Radialismo e Publicidade. Dois trabalhos produzidos por alunos do Decom também estão concorrendo ao Expocom Nacional, mostra competitiva de projetos experimentais universitários.

Para se deslocar ao Rio de Janeiro a delegação contou com o apoio da universidade, que está fornecendo um ônibus da instituição para que os estudantes e professores possam participar do evento científico. A delegação sairá hoje de Mossoró, com previsão de chegada no Rio de Janeiro para a noite do dia 2 de setembro. Uma equipe da UernTV também compõe a delegação. Durante o evento serão produzidos reportagens especiais sobre a participação dos estudantes no Intercom Nacional.

De acordo com o chefe do Decom/Uern, professor Esdras Marchezan, a universidade sempre tem tido empenho para garantir a participação dos alunos no evento. “No ano passado tivemos uma participação importante no congresso de Foz do Iguaçu, e neste ano também estaremos com um grupo grande participando deste evento muito importante. Muitos alunos vão apresentar trabalhos científicos, assim como professores, o que contribui com o aperfeiçoamento pedagógico de todos”, explicou.

INTERCOM
O congresso da Intercom de 2015 marca o 38º aniversário da Intercom como Sociedade Científica, transformando a instituição numa das mais duradouras Sociedades Científicas do país.

Passados mais de meio século de sua institucionalização, como saber reconhecido pela pesquisa, pela transformação e pela construção de reflexões transformadoras, a Intercom 2015 prioriza, no Ciclo de Estudos, pesquisadores de referência em relação à temática, contemplando, sobretudo, os saberes oriundos de pesquisas realizadas no cenário brasileiro.

Por outro lado, há que se destacar a importância da realização do Congresso da INTERCOM, pela primeira vez, na UFRJ, no ano em que a instituição completa 95 anos e quando se completa 55 anos da formação da primeira turma do Curso de Jornalismo da antiga Universidade do Brasil e que deu origem, em 1967, a Escola de Comunicação.

Texto: Esdras Marchezan