Professores do Mestrado em Geografia lançam documentário sobre o rio Apodi-Mossoró

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

No dia 22 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, os professores Marco Escobar e Rodrigo Guimarães de Carvalho, do Mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), lançam um vídeo documentário a respeito da situação atual do Rio Apodi-Mossoró.

Intitulado “Gestão participativa e desafios para o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”, o filme explica de maneira simples e de fácil entendimento os desafios e as questões que envolvem a bacia hidrográfica da cidade.

A iniciativa partiu do presidente do comitê de bacia hidrográfica do rio, Rodrigo Guimarães, também professor de Gestão Ambiental da Uern. Ele explica para onde essa produção vai ser destinada: “O documentário vai ser enviado para escolas, prefeituras, órgãos ambientais e comunidade de todo estado, para que todos conheçam os desafios da gestão da água”.

A motivação que levou à realização do documentário foi a de conscientizar a gestão do município sobre o uso e a poluição das águas e, principalmente, informar a população. “O motivo foi a necessidade de trazer informações e conhecimento para toda comunidade sobre a importância da preservação das nascentes, além de conscientizar gestores municipais para melhor uso”, conta o professor Marco Escobar.

Para que o longa se materializasse, a equipe contou com o apoio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além do financiamento da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA).

A equipe esteve em 14 regiões durante 7 dias e conversou com agricultores, setores produtivos e demais usuários da água para conhecer os diversos reservatórios e vivências com o Rio Apodi.

A chamada com mais detalhes sobre o documentário pode ser acessada neste link.