...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores do Mestrado em Geografia lançam documentário sobre o rio Apodi-Mossoró

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

No dia 22 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, os professores Marco Escobar e Rodrigo Guimarães de Carvalho, do Mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), lançam um vídeo documentário a respeito da situação atual do Rio Apodi-Mossoró.

Intitulado “Gestão participativa e desafios para o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”, o filme explica de maneira simples e de fácil entendimento os desafios e as questões que envolvem a bacia hidrográfica da cidade.

A iniciativa partiu do presidente do comitê de bacia hidrográfica do rio, Rodrigo Guimarães, também professor de Gestão Ambiental da Uern. Ele explica para onde essa produção vai ser destinada: “O documentário vai ser enviado para escolas, prefeituras, órgãos ambientais e comunidade de todo estado, para que todos conheçam os desafios da gestão da água”.

A motivação que levou à realização do documentário foi a de conscientizar a gestão do município sobre o uso e a poluição das águas e, principalmente, informar a população. “O motivo foi a necessidade de trazer informações e conhecimento para toda comunidade sobre a importância da preservação das nascentes, além de conscientizar gestores municipais para melhor uso”, conta o professor Marco Escobar.

Para que o longa se materializasse, a equipe contou com o apoio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além do financiamento da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA).

A equipe esteve em 14 regiões durante 7 dias e conversou com agricultores, setores produtivos e demais usuários da água para conhecer os diversos reservatórios e vivências com o Rio Apodi.

A chamada com mais detalhes sobre o documentário pode ser acessada neste link.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support