Professores do Departamento de Informática aprovam seis trabalhos em congresso nacional

Os professores doutores Francisco Chagas de Lima Jr. e Carlos Heitor Pereira Liberalino, ambos do Departamento de Informática/FANAT/UERN, conseguiram aprovar, em parceria com os alunos do Mestrado em Ciência da Computação, seis trabalhos no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO).

O SPBO será realizado em Vitória-ES, no período de 27 a 30 de Setembro, e contará com a presença de pesquisadores renomados da área, vindos do mundo inteiro, com destaque aos da América Latina e da Europa.

Os artigos aprovados por professores e alunos da UERN foram fruto da disciplina Projeto e Análise de Algoritmos, onde os alunos foram motivados a produzir seus trabalhos de forma a atingir um nível científico para apresentação em congresso.

Segundo o prof. Lima Jr., diretor da FANAT, “esta metodologia beneficia tanto o aluno, que se lança na produção científica, quanto o programa de mestrado, que aumenta a sua contribuição para a pesquisa nacional”. O prof. Heitor complementa: “Estimular o mestrando na confecção de artigos confere ao mesmo, experiências que normalmente são vivenciadas ao final do curso. Isto é benéfico, uma vez que estimula a leitura de trabalhos em outras línguas, além de melhorar a metodologia de pesquisa”.

Os trabalhos apresentados serão:

• Modelo e Método Dinâmico de Resolução para o Problema de Alocação de Itens do Product Backlog em uma Sprint de Projeto Scrum: Uma Abordagem Baseada no Problema da Mochila;
  • Um Algoritmo de Roteamento para Determinação de Caminhos de Vigilância na Universidade Federal Rural do Semi-Árido Campus Central;
  • Proposta de um Modelo Matemático para uma Rede De Alta Velocidade, uma Abordagem do Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Prêmios;
  • Otimização de entrega de água com carro-pipa utilizando o algoritmo genético de chaves aleatórias viciadas;
  • Heurística baseada no algoritmo A* para a busca da melhor rota, com acessibilidade, nas dependências do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte;
  • A Routing Algorithm for Inspection of the Stadiums of the UEFA EURO 2016.