PROFESSORES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO APROVAM PROJETOS

Os docentes dos cursos de Ciência da Computação da UERN, professora Dra. Cláudia Maria Fernandes Araújo Ribeiro, do Campus de Natal, e o professor Sebastião Emidio Alves Filho, do Campus Central, aprovaram projetos no Edital do Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais (XPTA.LAB), do Ministério da Cultura.

O Edital XPTA.Lab selecionou quatro dos vinte e sete  programas de excelência nas áreas de plataformas digitais de todo o país. “Relacionados a cada um, foram apresentadas propostas de doze projetos consorciados que são módulos a serem desenvolvidos obrigatoriamente por pessoas jurídicas ou físicas consorciadas ao proponente principal do projeto”, destaca o professor Sebastião Emidio.

Os projetos da UERN fazem parte do Programa Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisual pela Internet e TV Digital, coordenado pelo professor Dr. Luís Marcos Gonçalves, do Departamento de Computação e Automação da UFRN.

Há também projetos de professores de mais três departamentos da própria UFRN, TV Universitária e de outras universidades como a UFPB, UFAL e UFBA, além da UERN.

VERBA – O Programa aprovou mais de R$ 800.000,00, dos quais mais R$ 60.000,00 serão captados pela UERN só em bolsas e equipamentos. Esse resultado é fruto dos trabalhos desenvolvidos no Mestrado em Ciência da Computação, da UERN, coordenado pela professora Cláudia Ribeiro, em parceria com o professor Aquiles Burlamaqui, da UFRN, colaborador do Mestrado; ambos são orientadores do trabalho de dissertação do professor Sebastião Alves.