...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores da Uern são contemplados em chamadas públicas do CNPq

Quatro professores da Uern foram contemplados neste mês em chamadas públicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os docentes tiveram projetos aprovados para o repasse de recursos ou receberão bolsas de produtividade.

Os dois projetos aprovados para receberem recursos foram contemplados na chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 e são coordenados pelos professores Rosa Maria Rodrigues Lopes, do Departamento de Turismo, e Marcelo Bezerra de Morais, do Departamento de Educação – ambos do Campus Central. A chamada tem como objetivo promover apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Intitulado “Governança turística na perspectiva do desenvolvimento regional do Polo Costa Branca/RN/Brasil”, o primeiro projeto, coordenado pela professora Rosa Lopes, tem como objetivo discutir o tema da governança turística no contexto do Programa de Regionalização do Turismo, tendo como objeto específico o Polo Costa Branca.

A pesquisa será norteada, metodologicamente, pela sistematização de estudos teóricos sobre a temática, levantamento de informações socioeconômicas da região, produção de material fotográfico e cartográfico, entrevistas com os representantes da governança turística, sistematização dos resultados para publicação de um livro e para compor tema central de evento, além da construção de site.

O projeto conta com cinco docentes envolvidos, além de um estudante bolsista, e tem prazo de execução de 12 meses.

O segundo projeto contemplado na chamada pública, coordenado pelo professor Marcelo Morais, tem como título “Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições”.

A pesquisa tem como objetivo central elaborar compreensões sobre o ensino de matemática na região Nordeste, tanto considerando processos (históricos) de ensino, formação docente e produção de conhecimento científico quanto na percepção das implicações desses processos na formação dos sujeitos e suas subjetividades.

O estudo envolve uma equipe de oito docentes e pesquisadores em formação, da graduação ao pós-doutorado, os quais atuarão em projetos específicos no sentido de produzir diferentes e múltiplas compreensões atreladas à pergunta central da pesquisa. O trabalho tem prazo de 36 meses.

Através da mesma chamada pública, também foram contemplados professores que são alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino). Os trabalhos têm como tema “Licenciaturas – Estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba” e “Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações”. Eles são coordenados, respectivamente, pelos professores Emerson Augusto de Medeiros (Ufersa) e Albino Oliveira Nunes (IFRN).

Os outros dois docentes da Uern contemplados por editais do CNPq receberão bolsas na modalidade Produtividade em Pesquisa, através da chamada pública CNPq Nº 04/2021. Foram contemplados os professores Anne Gabriella Dias Santos e Guilherme Paiva de Carvalho.

A chamada pública CNPq Nº 04/2021 tem entre seus objetivos valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, além de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support