Professores da Uern publicam artigo em coletânea da USP

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

Os professores Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins e Francisco Fabiano de Freitas Mendes, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DHI/UERN), participaram como colaboradores na obra “Intelectuais em circulação na américa latina: diálogos, intercâmbios, redes de sociabilidade”, publicada no mês de janeiro de 2022. A obra se trata de uma coletânea de textos promovida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP).

O texto intitulado “As descobertas do Brasil: As revistas Travel In Brazil e cultura política como ferramentas de propaganda do Dip”, dos mencionados professores, conta ainda com a participação da pesquisadora Ana Paula Leite Vieira, e trata do papel fundamental que as revistas tiveram na política de divulgação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Essas revistas funcionaram como ferramentas de propaganda para o Brasil e também para os países do exterior, em especial os Estados Unidos.

Os colaboradores da coletânea formam um grupo de estudiosos da economia, política, sociedade e cultura latino-americanas, composto por pesquisadores de várias instituições de Ensino Superior brasileiras e pesquisadores da Argentina, México e Chile.

O livro está disponível para download e pode ser conferido AQUI.