...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PROFESSORES DA UERN ORGANIZAM O DIA LIVRE

Com o objetivo promover e estimular o desenvolvimento do Software Livre, será realizado no dia 21 de abril, o Dia Livre. O evento, que está em  sua 6ª edição, sendo a 1ª na cidade de Mossoró, será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, tendo como público alvo os professores, estudantes, profissionais da área de Informática e sociedade de modo geral.
O Dia Livre é um evento promovido pelo Projeto Software Livre-RN (PSL/RN), que visa difundir a filosofia do Software Livre, bem como promover a socialização de conhecimentos através de cursos e oficinas.
A iniciativa, constitui-se através da união de esforços dos parceiros : Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Projeto Software Livre, Projeto Mossoró Cidade Digital, FUNGER e Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi.
As inscrições estão sendo feitas pela Internet, através do site http://di.uern.br/dialivrern.  O custo da inscrição será 2kg de alimentos não perecíveis, que serão arrecadados no dia do evento, com o objetivo de ajudar à uma instituição de caridade.

O professor Sebastião Emídio Alves do Departamento de Informática explica o Software Livre:

O mercado de programas de computadores, em sua maioria, é dominado por empresas que produzem softwares para aplicações específicas e que cobram licenças para sua utilização. Essas licenças restringem seu uso a um determinado número de máquinas ou por um período fixo. Além disso, como as empresas recebem apenas os instaladores, não é possível que a mesma realize auditorias sobre quais dados e operações são realizados no momento que desejar.
O conceito de Software Livre quebra completamente este modelo, pois seu tipo de licenciamento dá não só a oportunidade para que as pessoas possam utilizá-lo para qualquer fim, em quantas máquinas desejar e por período indeterminado, como também dá acesso aos dados de como o programa foi feito, o chamado código fonte, permitindo que modificações sejam feitas e compartilhadas.
O seu desenvolvimento é geralmente chancelado por organizações e fundações que os constroem através da colaboração de desenvolvedores voluntários reunidos em comunidades. A grande diferença entre os modelos que estamos habituados a ver e o do Software Livre é que o foco não está na venda do produto de software, mas na prestação de serviços sobre eles, como treinamento, suporte, adaptações e inserção de novas características.

 
Programação

MANHÃ

8h – Credenciamento

9h – Abertura – Palestra de Abertura – O que é do dia Livre

Palestrante: Adorilson Bezerra de Araújo (PSL-RN)

9h45 – O movimento Software Livre. (Projeto GNU, Linux, GNU+Linux)

Palestrante: Gustavo Nunes Freire Ribeiro (PSL-RN)

10h30 – Sessão Livre: Exibição do filme Revolution OS

12h – Intervalo para almoço

TARDE

14h – Desktop livre: Ambientes gráficos, BrOffice.org e ferramentas Mozilla

Palestrante: Sebastião Emidio Alves Filho (UERN/Mater Christi)

15h – Muito além da falta de paciência… Entretenimento e jogos no Linux

Palestrante: Diego Souza Bezerra (UERN)

16h – Linux tempo real: cenário atual e perspectivas futuras

Palestrante: Pedro Arthur (UERN)

17h – Encerramento

 

Mais informações:
3315-2115

Iuska Freire – Agecom/UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support