...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores da UERN lançam obra na Bienal do Livro em Recife

Foi lançado no último dia 10/10, na IX Bienal Internacional do Livro de Recife/PE, o livro Cancão – a lua, o sol dos mendigos (estudos críticos sobre o pássaro-poeta do Pajeú), organizado pelos professores Karlla Christine Araújo Souza, Marcos Von Zuben e Lindoaldo Campos, os dois primeiros professores do mestrado em Ciências Sociais e Humanas da UERN, que patrocinou o livro.

O livro Cancão – a lua, o sol dos mendigos (estudos críticos sobre o pássaro-poeta do Pajeú) consiste na compilação de artigos (originariamente palestras) apresentados por professores e pesquisadores por ocasião de evento em homenagem ao poeta João Batista de Siqueira (Cancão).

Realizado nos dias 27 e 28 de julho de 2012 em São José do Egito/PE, o evento foi o ponto culminante de uma extensa programação de atividades concebidas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, através do festival Pernambuco Nação Cultural, em comemoração ao centenário de nascimento de Cancão, a exemplo do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura do Sertão (CLISERTÃO – Petrolina/PE, maio/2012) e da IX Bienal Internacional do Livro (Recife – outubro/2013), em que o poeta figurou como um dos homenageados.

Com esta publicação, o mestrado em Ciências Sociais e Humanas e as Edições UERN se destacam pelo pioneirismo quanto aos estudos sobre a poética de Cancão, cuja obra é sintomática quanto à tenuidade que caracteriza a linha em que se situam as discussões sobre o dualismo erudito x popular. Trata-se, pois, de empreitada editorial de inestimável valor para a cultura e suas relações com a academia, tendo em mira sobretudo a variedade temática e a profundidade de análise presentes nos artigos que a compõem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support