Professores da UERN integram estudo interinstitucional sobre Covid-19 e têm artigo publicado na revista Frontiers in Medicine

Os professores Fausto Pierdona Guzen, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), e Amélia Carolina Lopes Fernandes, da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) tiveram o artigo “THERAPEUTIC ALTERNATIVES AGAINST THE NEW CORONAVIRUS: UPDATED CLINICAL AND LABORATORY EVIDENCES” aceito para publicação na revista Frontiers in Medicine.

A pesquisa visou identificar os principais tópicos relacionados às perspectivas de terapias no manejo da Covid-19, com base nas evidências científicas. De natureza interinstitucional, o estudo tem sido realizado desde o fim de maio deste ano, unindo pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Potiguar (UNP). O artigo é assinado por: Amélia C. Fernandes, Adson J. Vale, Fausto P. Guzen, Francisco I. Pinheiro, Ricardo N. Cobucci e Eduardo P. de Azevedo.

Trata-se de um artigo de revisão que visa apresentar estudos e diretrizes sobre as principais terapias que foram e estão sendo testadas atualmente contra a Covid-19 e analisar criticamente as evidências relatadas. “Discute o fato de que até o momento, não há evidências suficientes da eficácia de qualquer terapia pesquisada. O uso off-label ou compassivo de alguns medicamentos por profissionais de saúde é uma realidade em todos os continentes, cuja permissão pelas agências reguladoras foi baseada nos resultados de alguns ensaios clínicos”, explica Amélia Fernandes.

A pesquisa enfatiza a importância da continuidade de realizações de ensaios clínicos e o uso de evidências para a tomada de decisões frente à problemática da pandemia, uma vez que estudos translacionais são importantes para identificar a correspondência dos estudos in vitro para o uso e aplicação de terapêuticas não comprovadas em seres humanos. “Tal necessidade se justifica pela transmissão fácil e rápida do SARS-CoV-2 e pelo alto número de pacientes com síndrome do desconforto respiratório grave que ocupam cada vez mais leitos hospitalares de terapia intensiva, levando ao colapso dos sistemas de saúde em vários países”, ressalta Amélia.

Os pesquisadores esperam que o material seja de usufruto da comunidade científica, acadêmica e médica como mais um apoio à análise farmacológica e terapêutica da Covid-19. Em breve, o artigo completo estará disponível na Frontiers in Medicine.

➡ Veja o abstract do artigo: “THERAPEUTIC ALTERNATIVES AGAINST THE NEW CORONAVIRUS: UPDATED CLINICAL AND LABORATORY EVIDENCES”

Autores: Amélia C. Fernandes, Adson J. Vale, Fausto P. Guzen, Francisco I. Pinheiro, Ricardo N. Cobucci e Eduardo P. de Azevedo.
DOI: 10.3389/fmed.2020.00546