Professores da UERN arrecadam livros para doar a jovem que sonha em ser biólogo

“Como fica a situação de alunos sem internet?”. Este era o tema do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo, no dia 16 de junho. Entre os convidados, o jovem Pablo, estudante do Ensino Médio de uma escola pública de Jucurutu, interior do Rio Grande do Norte. Em sua participação, Pablo dizia que estava difícil de estudar por falta de acesso à internet. Ele também disse que desejava ser biólogo e que se tivesse os livros para estudar, seria mais fácil para ele.

A história de Pablo chamou a atenção de um grupo de professores da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que decidiram arregaçar as mangas e organizaram uma campanha para arrecadar livros para o jovem Pablo. Os professores fazem parte do Projeto de Extensão Biologia em Ação (Bioação), do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (DCB/FANAT/UERN).

Através do sistema de Drive-thru, os professores montaram um ponto de entrega na manhã do último sábado (21) no Campus Central. A arrecadação superou as expectativas da organização e irá beneficiar não apenas o jovem Pablo, como também outros estudantes que estão na mesma situação.

“O programa Bioção tem uma característica de extensão, de participação social bem relevante e quando soubemos do caso desse estudantes, que sonha em ser biólogo, decidimos fazer essa campanha para colaborar com pessoas do interior do RN, que estão com carência educacional. O acesso à internet é difícil, mas os livros são mais acessíveis”, explicou a professora Danielle Peretti, uma das organizadoras da ação.

Gislainy Sabrina é estudante de Ciências Biológicas da UERN

Gislainy Sabrina é estudante do curso de Ciências Biológicas. Ela soube da ação através do grupo de Whatsapp da turma, e não teve dúvidas. Reuniu os livros que utilizou em sua preparação para o Enem e fez sua doação. “Eu já tinha separado os livros que eu usei para estudar para ingressar no curso e pretendia doar, mas não sabia a quem. Quando soube dessa ação, trouxe os livros para que eles possam ajudar esse rapaz a também ingressar na universidade”, afirmou a estudante.

Além dos livros, a ação também arrecadou alimentos e produtos de higiene e limpeza.

“Tivemos uma ótima participação. Agradeço pela colaboração, tanto pelos alimentos quanto pelo material de higiene, mas principalmente pelos livros. Conseguimos material para montar uma boa biblioteca. Agradeço muito”, avaliou a professora.

O Programa Biologia em Ação: BioAção realiza ações que contemplam um conjunto de atividades para a construção e uso de elementos didáticos referentes à Morfologia e Biologia Funcional dos organismos, Biodiversidade e Ecologia e Meio Ambiente. Com as ações objetiva-se fazer a integração entre a Universidade e as escolas estaduais e municipais, buscando assim a inserção social da Universidade.

A relevância acadêmica e social desta atividade extensionista é proporcionar aquisição de conhecimentos em educação acadêmico-científica, por intermédio de ações facilitadoras da aprendizagem que promovam a inclusão social.