Professores da UERN aprovam artigos em evento nacional

Os professores Francisco Soares de Lima e Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tiveram artigos selecionados no 42º Encontro Nacional de Economia (ANPEC). Os trabalhos são relacionados as pesquisas de pós-doutorado que eles estão cursando.

O trabalho de Francisco Soares foi em parceria com Emerson Luis Lemos Marinho da Universidade Federal do Ceará (UFC). O título é “Segurança Pública no Brasil: Eficiência e Defasagem Tecnológica”. “Este artigo analisa a eficiência técnica, a produtividade total dos fatores (PTF) e a defasagem tecnológica dos serviços de segurança pública dos estados brasileiros. A abordagem de fronteira de Ordem – m é utilizada para a estimação desses resultados. A variação da PTF é construída decompondo o índice de produtividade de Malmquist em eficiência técnica, eficiências de escala e variação tecnológica. Mais de 50% das unidades federativas foram consideradas tecnicamente ineficientes. Dentre as 27 unidades federativas 12 apresentaram variação de produtividade total positiva. As demais apresentaram perdas de produtividade total. Os ganhos de produtividade dos serviços de segurança pública estão mais relacionados com os aspectos de escala do que com ganhos de eficiência e progresso tecnológico”, diz a ementa do artigo.

Já o do professor Rodolfo foi individual. Ele abordou o assunto “Analisando as Relações entre as Multidimensões da Pobreza: uma Aplicação da Técnica de Copula e do Modelo PVAR”. O professor explica que fez um estudo diferenciado sobre a pobreza indo além da questão monetária. “Tem gente que tem muito dinheiro, mas sequer sabe lê. Trata-se de uma exceção. O meu estudo comprova que se a pessoa é pobre de educação ou saúde também é pobre monetariamente. Os tipos de pobreza estão relacionados”, explica.