...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores da UERN apresentam trabalhos no IX Encontro Internacional Presença de Paulo Freire

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) levarão oito trabalhos aprovados para apresentação no IX ENCUENTRO INTERNACIONAL “PRESENCIA DE PAULO FREIRE”, que ocorrerá de 02 a 06 de maio, em Cuba, na cidade de Cienfuegos. 

Três dos oito trabalhos foram submetidos pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). São pesquisas em processo de realização com discentes com deficiência, considerando a pertinência para o referido momento, como o destaque da Política de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior.

A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN, ligada à Faculdade de Educação e à Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), destaca que o IX Encontro Internacional “Presença de Paulo Freire” sinaliza para o aprofundamento da investigação dos aportes teóricos e práticos da obra de Paulo Freire sobre a construção de poder desde a Educação Popular nos diferentes espaços educativos e aponta sobre o espaço, durante o evento, das trocas de experiências de construção na metodologia freireana.

Os outros cinco trabalhos foram elaborados a partir das aulas de campo desenvolvidos nas disciplinas: Memória, Formação e Pesquisa (Auto) Biográfica e Movimentos Sociais e Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), ministradas pela Professora Ana Lúcia Aguiar, nos quais as discussões sobre Paulo Freire são centrais.

Trabalhos aprovados desenvolvidos pela DAIN que serão apresentados no Eixo Temático: Educación Inclusiva. Experiencias y retos:

1. Educação Inclusiva e Efetivação de Direito: roda de conversa em cadeira de rodas
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Camila Morais da Rocha

2. Como vou aprender se sou cego: a experiência pedagógica de discentes com deficiência visual no Ensino Superior
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Samuel Carvalho Rebouças

3.Histórias silenciadas das: discentes com deficiência intelectual rompem barreiras do silêncio e contam histórias de inclusão
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Bezerra Neto

Trabalhos aprovados de alunos do POSEDUC:

1. Empoderamento e Libertação: Memórias, Lutas e Resistência de Mulheres Camponesas
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
José Evangelista de Lima
Francinilda Honorato dos Santos

2. As Contribuições de Paulo Freire no Percurso de Constituir-me Profissional: Experiência Formadora e Escrita de si como recurso para (Auto) Formação
Rosilene da Costa Bezerra Ramos
Charles Lamartine de Sousa Freitas

3.Programa Brasil Alfabetizado: Contribuições de Paulo Freire para uma Alfabetização Emancipatória do Sujeito
Charles Lamartine de Sousa Freitas
Rosilene da Costa Bezerra Ramos

4.Narrativas (Auto) Biográficas da História de Escolaridade: Experiências Educativas como Prática de Construção de Poder
Stenio de Brito Fernandes
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Eliane Correa Cota.

5. Narrativas (Auto) Biográficas de uma Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE): Experiência Formadora
Rosa Maria da Costa Siqueira
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Stenio de Brito Fernandes

Imagem: paulofreire.org

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support