Professores da FAEN publicam artigo em importante periódico internacional

Os professores da Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Dra. Isabel Cristina Amaral de Sousa Nelson e Dr. Lucídio Clebeson de Oliveira, juntamente com docentes de outras universidades, publicaram artigo no periódico internacional Research & Reviews: Journal of Nursing and Health Sciences.

Isabel Cristina Amaral e Lucídio Clebeson são, respectivamente, líder e vice-líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) da Faen.

“Recursos naturais para uso terapêutico: Evidências do Brasil” versa sobre o uso de plantas para fins terapêuticos, contribuindo assim com o conhecimento profissional e com o fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde.

O estudo realizado ao longo de três anos procurou identificar plantas utilizadas para picadas de insetos nas práticas de autocuidado. Três espécies de plantas de diferentes famílias de angiospermas foram trabalhadas no período: Sida rhombifolia L., Plantago tomentosa Lam. e Eucalyptus globulus Labill.

“Este estudo revelou o uso popular da fitoterapia para picadas de insetos e aranhas na área de saúde. Além disso, mostrou a importância do conhecimento e reconhecimento dos profissionais de saúde sobre o saber popular para o avanço científico”, resumiu a professora Isabel Cristina Amaral.

Clique AQUI para ler o artigo (em inglês).