Professoras do Campus de Natal ministram palestras para PMs instrutores do Projeto Educação de Trânsito na Escola

Nesta quarta-feira, a Profª. Dra. Rouseane Queiroz e a Profª. Ms. Michelle Okino Carvalho ministraram palestras para policiais militares instrutores do PROJETE – Projeto Educação de Trânsito na Escola.

A participação das professoras do Campus de Natal (CaN) na capacitação dos PMs instrutores foi a pedido do major Silva Neto, criador e coordenador do projeto. “A contribuição da UERN foi muito importante para que possamos estar cada vez mais habilitados a repassar nossa mensagem. Agradecemos ao diretor do CaN, Prof. Dr. Chico Dantas, pela parceria e esperamos em julho contarmos novamente com a participação de professores da Universidade em mais um momento de capacitação de nossos instrutores”, agradeceu o major.

As palestras ministradas foram sobre didática, planejamento de aulas e relação interpessoal e aconteceram no auditório do Comando da Polícia Rodoviária Estadual – CPRE. “Tais conteúdos nos ajudarão a aprimorar nossos conhecimentos para repassar as lições educativas de trânsito para nosso público-alvo: crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, por todo o RN”, explicou o major.

“Na minha concepção, o momento de hoje serviu para que os PMs instrutores fizessem uma avaliação do trabalho realizado até então, e com isso identificamos a necessidade de atualização no planejamento das aulas”, comentou a professora Rouseane Queiroz, que ministrou palestra sobre didática e planejamento de aulas.

“Foi com grande satisfação que atendemos à solicitação do major Silva Neto. A UERN estará sempre à disposição para contribuir com ações de formação”, garantiu o diretor do CaN.

Sobre o Projete

O Projeto Educação de Trânsito na Escola (PROJETE) foi criado na cidade de Caicó em 2011, pelo major Silva Neto, e já atendeu cerca de 20 mil crianças. Até 2015, o Projete era executado apenas no Seridó, mas em 2016 foi expandido para todo o Rio Grande do Norte. Os PMs instrutores ministram aulas para crianças com base em uma cartilha elaborada em 2012 e que já está na 7ª edição. Ao todo, são cinco encontros em sala de aula, sobre trânsito, equipamentos de segurança, sinalização, uso de faixa do pedestre e embriaguez ao volante, mais uma aula prática, na qual as crianças têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em via pública.