...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professoras da UERN participam como co-autoras de capítulo de livro organizado em universidade americana

Três professoras do Curso de Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), participam como co-autoras do livro “Health of HIV infected People Food, nutrition And lifestyle with Antiretroviral drugs”, organizado pelo Prof. Dr. Ronald Ross Watson, da Universidade do Arizona-EUA.

As professoras Maria Irany Knackfuss, da Faculdade de Educação Física/ UERN, Campus Central, e Ubilina Maria da Conceição Maia e Themis Cristina Mesquita Soares, do Departamento de Educação Física do CAMEAM/UERN, são autoras dos capítulos: HIV/AIDS: Psychological Variables and Adherence to Physical Activity Programs e HIV/AIDS and Physical Exercises: Intervention, Adherence to HAART and Health, temáticas essas desenvolvidas no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (UERN) e no Curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Knackfuss, Maia e Soares descrevem os problemas de aderência comum entre muitas pessoas após a prescrição dos exercícios; estes problemas são únicos para pacientes com AIDS e são afetadas por variáveis fisiológicas importantes, como também apontam o papel do exercício físico na adesão à HAART e o efeito da HAART sobre a saúde.

Nesta obra, as autoras discutem ainda as mudanças comportamentais do estilo de vida a partir da prática do exercício físico, durante o tratamento de HIV / AIDS. Para as autoras, as pessoas desconhecem que o exercício pode ter efeitos positivos sobre a saúde e aliviar os problemas causados pelo vírus do HIV/AIDS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support