...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professoras da FASSO têm projetos aprovados na Chamada Universal do CNPq

Professoras do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tiveram projetos aprovados na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Chamada é uma das mais tradicionais do CNPq, apoiando projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em qualquer área do conhecimento.

Foram aprovados os projetos de pesquisa “Mapeamento das Políticas Públicas de Prevenção e Combate às Violências Contra Mulheres no Estado do Rio Grande do Norte Pós Lei Maria da Penha” e “Todas as Ruas têm Nome de Homens?: uma análise da construção sócio-histórica e econômica do patriarcado e do racismo na formação colonial brasileira”. Os projetos são coordenados, respectivamente, pelas professoras doutoras Fernanda Marques de Queiroz e Mirla Cisne Álvaro.

O projeto da professora Fernanda Marques busca fazer um mapeamento analítico das políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher no Estado do RN nas áreas de saúde, assistência social, policial e judiciária. O estudo é desenvolvido por uma equipe formada por uma aluna da graduação de Serviço Social, assistentes sociais do Tribunal de Justiça e a professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dra. Ilidiana Diniz, que também é professora colaboradora do PPGSSDS.

Fernanda Marques enfatiza a importância da aprovação do projeto. “Este é um dos editais mais importantes do País. É de extrema relevância termos uma pesquisa pautada no feminismo, na igualdade de gênero em tempos de conservadorismo e retrocesso social. Em um estado que tem altíssimos índices de violência contra a mulher, conhecer quais os serviços de prevenção às mais diversas formas de violência é muito importante. Essa aprovação é uma grande vitória para a Faculdade de Serviço Social. Estou muito feliz com essa conquista”, declara.

Já o trabalho da professora Mirla Cisne faz uma análise da construção sócio-histórica e econômica do patriarcado e do racismo na formação colonial brasileira. Mirla Cisne considera uma conquista importante diante do avanço do conservadorismo que impacta, em particular, a vida das mulheres. “Pesquisar a raiz patriarcal no Brasil nos ajuda a compreender criticamente as determinações históricas das desigualdades entre homens e mulheres e dos desafios políticos diante da conjuntura ultraconservadora que temos enfrentado”, diz.

As pesquisadoras fazem parte do Núcleo de Estudos sobre a Mulher “Simone de Beauvoir” (NEM) e do Grupo de Estudo de Relações de Gênero e Feminismo.

A professora Fernanda Marques aprovou seu Projeto na Faixa B (até R$ 50 mil) e a professora Mirla Cisne aprovou seu Projeto na Faixa C (até R$ 120 mil).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support