PROFESSORA MARILENE CAMPOS LEVA NOME DA UERN AO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CURITIBA

A professora Marilene Campos participou, em Janeiro, do Festival Internacional – Oficina de Música de Curitiba, na capital paranaense, que reuniu profissionais da música em geral, maestros, cantores, compositores e instrumentistas de toda variedade, para oferecer capacitação musical e promover a troca de experiências entre seus participantes e profissionais de atuação e renome internacional.

Esta foi a 28ª edição do festival, e as aulas e palestras aconteceram na UTFPR e no Sesc da Esquina. Os concertos ocupara o o teatro Guaíra, teatro do Sesc da Esquina e o Canal da Música. “Este último, um excepcional teatro para realização de concertos, certamente um dos melhores do país”, opina a professora da UERN.

“Fiz os cursos de Regência de Coral com a maestrina paulista Mara Campos e também o curso de Regência Orquestral com o diretor do festival, o maestro português Osvaldo Ferreira. Atuei em aulas e concertos”, conta a professora Marilene, que é a maestrina do recém-criado, mas já bem atuante, Coral da UERN Natal.

A professora também comemora a troca de experiência com os demais participantes do evento. “Estiveram presentes ao Festival profissionais da música de todo o Brasil e também de países como Argentina, Uruguai, e outros. Já os professores do festival vieram de São Paulo, Rio De Janeiro, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, e outros países”, conta.

Feliz com o saldo mais que positivo do evento, a professora ainda comemora: “ Fui a única representante do RN nos dois cursos que fiz”.

“Sempre em períodos de recesso da Universidade, aproveito para incrementar a minha qualificação e atuar na área de performance sempre levando o nome da UERN tanto no meu discurso, quanto em registro de programas de concerto. Assim fiz quando regi a “Missa de Alcaçus” de Danilo Guanais, Orquestra e Solistas em primeira audição em São Paulo em 2006, também no concerto que regi em Milão (na Itália) em 2009, e em tantas outras oportunidades. Agora fui a Curitiba para reforçar minha parceria profissional com a maestrina Mara Campos, que esteve em Natal, em dezembro passado, e ministrou workshop de música no Campus da UERN. Também fui ao festival de Curitiba com o objetivo de conhecer o trabalho do maestro Osvaldo Ferreira, um nome de destaque no circuito da regência internacional, competência que pude comprovar em concertos, aulas teóricas e práticas, montagem de sinfonias de Beetoven e Brahms, e uma ópera de Rossini”, relatou.

“Em Curitiba, fiz contato com profissionais de todo o país, bem como já trouxe o convite aceito pelo maestro Osvaldo Ferreira para conhecer a UERN e fazer um trabalho conosco em um futuro próximo”, acrescentou.

CORAL UERN NATAL

“Quanto ao Coral da UERN Natal, retomamos as atividades de ensaios na última sexta (29/01) e estamos estruturando o nosso projeto de atuação em 2010. Vemos com enorme satisfação a breve e intensa história do nosso Coral”, conta a maestrina.

Com a penas um mês de existência, os coralistas (alunos, servidores, professores e familiares) já fizeram várias apresentações, como no jantar de confraternização natalina do Campus de Natal e, como convidados, se apresentaram no Concerto Especial de Natal do Coral Harmus.

“Os planos são muitos, entre eles, principalmente, os projetos para atuação no Complexo Cultural da Zona Norte, que será administrado pela UERN e certamente será a casa da arte do RN”, antecipa.