Professora e egressas da Uern assinam capítulo de livro sobre mulheres no cinema brasileiro

A professora Dra. Daiany Ferreira Dantas, do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, juntamente com as egressas do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, Isaiana Carla Pereira dos Santos e Renata Izabel de Freitas Nolasco, estão entre as autoras do livro “Feminino e Plural: mulheres no cinema brasileiro”, que será lançado no próximo dia 18 de outubro, em João Pessoa (PB). O livro é organizado por Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco.

A obra reúne artigos de importantes pesquisadoras da área dos estudos culturais cinematográficos brasileiros, e conta com prefácio de Heloísa Buarque de Holanda e Fernão Ramos, referências nas pesquisas deste campo. Pioneiro no país, pelo recorte de gênero nesta área, o livro começa a chegar às principais livrarias nos próximos dias.

As três assinam o capítulo “Amor, plástico e barulho: protagonismo e rivalidade femininas como elementos estéticos e narrativos no cinema pernambucano”. O trabalho é fruto de um projeto PIBIC, orientado pela professora Daiany Dantas e que teve Isaiana Carla e Renata Nolasco como voluntárias.

“Esta é uma conquista coletiva para a formação e para a existência desta universidade. Este artigo deriva de um projeto PIBIC, o que está credenciado na nossa apresentação. E considero este um produto de muita coragem e verdadeira entrega, pois fruto de um projeto realizado com estudantes voluntárias, mediante um cenário de escassez e precarização da universidade pública no país”, explica a professora.

Junto às três, participam também da obra nomes como Roberta Veiga, Karla Holanda, Erica Sarmet, Marina Tedesco, Ilana Feldman, Alessandra Brandão e Ramayana Lira.