...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora de Direito lança e-book sobre agências reguladoras

A professora Andréa Pedrosa, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), lançou, na quarta-feira (20), o livro “Regulação Democrática: princípios constitucionais, regime jurídico-administrativo e participação popular”.

Organizada pela professora, a obra, publicada em formato digital, consiste na reunião de artigos de professores e estudantes da FAD/UERN sobre agências e normas reguladoras.

Agências reguladoras são entidades públicas criadas por lei com o propósito de regular ou fiscalizar determinado setor da economia. Como exemplos, temos a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), dentre outras.

Para Pedrosa, a obra debate temas de interesse do cotidiano dos consumidores, como gastos com energia elétrica, produção audiovisual etc., daí a relevância de seu debate.

A professora ressalta a importância de toda a população conhecer e participar das consultas públicas disponibilizadas por essas agências, quando da existência de deliberações acerca de normas reguladoras.

“Isso dá mais legitimidade à formação normativa e decisória dessas agências reguladoras, que vão impactar o mercado de consumo e a vida de toda a comunidade”, explicou a docente.

Andréa Pedrosa destaca ainda a participação dos estudantes na produção de artigos, uma vez que, na sua visão, “a pesquisa deve ser indissociável do ensino, para dar autonomia aos discentes de desenvolverem pensamento crítico e difundirem o conhecimento”.

Diretor da FAD/UERN, o professor Lauro Gurgel disse considerar a obra “muito importante para a Faculdade de Direito, porque representa mais uma contribuição de docentes e discentes para a comunidade”.

Publicado pela Editora Universitária da UERN (EDUERN), o e-book está disponível em PDF (AQUI) e na plataforma eletrônica ISSUU (AQUI).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support