...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da UERN participa de debate virtual com um dos maiores nomes do Direito no País

A professora Ana Mônica Anselmo de Amorim, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN) participa, às 17h desta segunda-feira, 13, de um debate on-line com o também professor e promotor de justiça Cristiano Chaves de Farias.

Com o tema “Execução de alimentos em tempos de pandemia”, o evento virtual faz parte do projeto “Na Pausa”, desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).

A transmissão será ao vivo no perfil da rede social Instagram da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (@defensoriaceara).

Além de professora de Direito da UERN, Ana Mônica é defensora pública no estado vizinho e autora de livros jurídicos sobre o Direito de Família.

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora afirma ser uma grande responsabilidade promover esse debate em parceria com o professor Cristiano Chaves de Farias.

Farias é um dos maiores nome do Direito Civil da atualidade. Autor de obras de referência na área, é promotor de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e professor da Faculdade Baiana de Direito.

“Se pudesse definir em uma palavra, seria responsabilidade. Não é para todo mundo a responsabilidade de debater com um grande mestre”, declarou Ana Mônica, que definiu: “É um encontro entre aluna e professor”.

O tema escolhido – execução de alimentos – trata da cobrança judicial de pensão alimentícia.

Para obrigar o pai ou a mãe que deve pensão a seus filhos, a lei prevê que, atendidas determinadas condições, é possível pedir a prisão desse devedor.

Diante do atual cenário de pandemia advinda da COVID-19, contudo, juristas se questionam sobre a adequação da medida de privação da liberdade, uma vez que as prisões são ambientes fechados, ou seja, podem facilitar a transmissão do vírus.

Segundo Ana Mônica, existe o “medo de a pandemia ganhar maiores proporções, porque o isolamento social é necessário. Percebemos que cadeias e delegacias são realmente ambientes muito propícios a proliferação do vírus”.

Surge, então, a dúvida sobre o que fazer para garantir a alimentação dos menores que necessitam da pensão.

No debate, os professores exporão suas opiniões acerca dessa problemática.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support