...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da UERN Natal fala sobre mulheres do sertão e lança livro de poesias na Bienal do Livro de Pernambuco

A professora de Literatura e escritora Araceli Sobreira, do Departamento de Ciências da Religião da UERN Natal, representou a poesia potiguar e lançou livro no encerramento da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no último dia 12, no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda/PE.

Nesta edição, o maior evento literário do Nordeste e o terceiro do Brasil homenageou o centenário de Paulo Freire e a poeta pernambucana Cida Pedrosa. Foram 12 dias de intensa programação literária e cultural, dos quais a professora Araceli participou para falar sobre “As mulheres do sertão e do agreste na escrita e no empoderamento da autoria feminina na contemporaneidade”, no Painel Círculo de Ideias, com mediação da também poeta natalense Drika Duarte.

“Representar o RN em um evento como esse é abrir caminho para levar nossa poesia para novas leitoras e leitores”, comemorou a autora, que lançou o livro “Poesia para lembrar da mulher que sou” (Trayri, 2021), no estande da livraria Palavra Encantada. A obra recebeu apoio da Lei Aldyr Blanc/RN, além de tirar o segundo lugar no concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, da Fundação José Augusto, realizado em dezembro de 2020, como uma das políticas de investimento à cultura durante a pandemia.

Segundo a autora, o livro tem sido bem acolhido pelo público feminino. “É um momento muito importante falar sobre mulheres. Diante de tantas dificuldades e retrocessos que vive o país, minha poesia abre uma reflexão sobre como as nossas ancestrais viviam, sobre como sobreviveram, sobre como nos influenciaram”, pontua.

Em “Para lembrar da mulher que sou”, Araceli fortalece a memória afetiva dela e fala sobre relações femininas ancestrais como a dor, a raiva, o medo, a ansiedade e os sonhos, expondo a dureza da vida de avós e mães e retratando em poesia cenas e dificuldades cotidianas como cozinhar, sair e não ter com quem deixar os filhos, violência familiar, e tantos outros desafios da mulher do passado que ainda é presente.

“Sua poética feminina, mas não panfletária, encontra eco em uma literatura de pertencimento e reconhecimento identitário. Como resultado, o efeito de sua leitura emociona, ameniza a aridez da luta diária das mães, filhas, irmãs de sangue e de alma da poeta-mulher, que assume uma palavra-possibilidade no tempo de hoje”, diz sobre a obra a prefaciadora Rizolete Fernandes, autora e feminista.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support