...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da UERN lança livros no Rio de Janeiro

A professora Doutora Maria Antônia Teixeira da Costa, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), participou do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2014, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nesta ocasião, houve o lançamento de duas obras que contam com a contribuição de vários professores da Faculdade de Educação, do POSEDUC, de alunos e ex-alunos, bem como de professora da UFERSA. Uma delas é Pedagogia da Terra: saberes, prática  e lições, cujos organizadores são: Maria Antônia Teixeira da Costa, Jean Mac Cole Tavares Santos e Hubeônia Morais de Alencar. Esta obra traz como foco o compromisso de dialogar com as matrizes culturais dos sujeitos do campo, considerados aqui como agentes de transformação de seu meio, de si mesmos e de toda sociedade. A educação no campo, para o campo, é vista como ferramenta para o crescimento individual e coletivo que, sem abrir mão do direito ao global, mira o desenvolvimento em contexto local. 

A outra é: Narrando para não esquecer: Memórias e História da Faculdade de Educação, organizada pelas professoras Maria Antônia Teixeira da Costa, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira e Sílvia Helena de Sá Leitão Morais Freire. Busca investigar e analisar práticas docentes de professores da referida faculdade a fim de compreendermos suas lógicas e tessituras e assim problematizarmos as nossas próprias práticas.  

Contudo, não se trata, apenas, da apresentação dos resultados dessa pesquisa, tampouco de uma abordagem que privilegie a descrição e/ou ordenação cronológica de fatos marcantes da instituição com vistas a reconstituir uma trajetória histórica uníssona e linear. A empreitada a que nos propomos foi a de reunir fios de diversas cores e texturas, deixando aos leitores a tarefa de entrelaçar e tecer suas próprias composições, bem como de estabelecer diálogos, (re)construir memórias e quiçá outras histórias sobre a faculdade. Ambas foram publicas pela Editora CRV, da cidade de Curitiba-PR.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support