Professora da UERN lança livro em Natal

A professora da faculdade de educação da universidade do estado do rio grande do norte (fe/uern) Verônica Pontes lança amanhã, às 18h, o livro “Trilhas Pedagógicas”.
O evento transcorre durante o VIII Colóquio Nacional – Pesquisa e Produção do Conhecimento em Educação que está sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para preparar a obra, Verônica contou com a parceria das professoras Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN) e Maria Carmem Silva Batista (UERN). O prefácio do livro é assinado pelo reitor da UERN Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

A professora Verônica explica que o livro “Trilhas Pedagógicas” traz uma reflexão a respeito do papel do professor na melhoria da qualidade do ensino. “Num mundo cada vez mais ameaçado por perversos reducionismos, ou pela perda do sentido de totalidade orgânica e diferençada, que gera o “homem unidimensional”, ninguém mais que o professor deve procurar preservar os horizontes múltiplos e abertos essenciais à prática pedagógica. Sendo assim, o livro Trilhas Pedagógicas insere-se nesse contexto atual em que diversas formas de atuação e experiências educativas se entrelaçam e dialogam na perspectiva de melhorias na forma de pensar e atuar nos espaços escolares e não escolares”, explica.
O livro é útil no sentindo de a partir de experiências exitosas colaborar para avanços na educação. “As trilhas são diversas e fundamentadas, cada uma explorando o seu universo sem perder de vista os seus objetivos. Não damos fórmulas, nem modelos para seguir, mas práticas reflexivas que deram certo e que podem ser adaptadas à realidade de cada sujeito/leitor. Podemos então inventar, criar e produzir novamente sem perder de vista o que queremos em cada um desses espaços e dos sujeitos participantes/envolvidos nesses respectivos espaços co-orientados por nós, educadores e/ou interessados”, explica.