...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da UERN ganha prêmio melhor tese da Universidade de Lisboa

A Profª. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo, do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DE/CAPF/UERN), foi agraciada com o Prêmio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos, da Universidade de Lisboa, Portugal.

Ela venceu na categoria de melhor aluna e tese de doutorado realizado na área de Investigação e Ensino de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia.  O título da tese premiada é “A Formação Ética Profissional do Pedagogo na Realidade Brasileira. Um Estudo de Caso”. “Pessoalmente, é uma honra receber o título, especialmente porque sou conhecedora do rigor que envolve os processos avaliativos na Europa. O prêmio só me permite querer continuar na defesa da ética como temática máster na Educação”, comentou.

A professora Sheyla disse ter ficado surpresa com a premiação. “Recebi a notícia como uma surpresa e há cerca de um mês, através de minha orientadora, a Profª. Dra. Ana Paula Viana Caetano, expertise na área de formação de professores em Portugal. Entretanto, foi somente no dia 26 de outubro que chegou o comunicado oficial do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, por meio de e-mail, como geralmente fazem em documento oficial do Gabinete do reitor. Confesso não sabia da existência desse prêmio”, revelou.

Ela conta que o interesse pela temática ética profissional no curso de Pedagogia começou com o trabalho como membro do Comitê de Ética na UERN, entre os anos de 2011 e 2013. “Passei realmente a questionar sobre a necessidade de uma formação ética pontual, profissional, virada para o campo da Pedagogia e das licenciaturas como um todo.

No próximo dia 22 de novembro, às 14h30, no auditório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a professora Sheyla estará recebendo o prêmio. Na oportunidade, ela relançará a obra literária intitulada “Ética, ética profissional e educação”.

Ela dedica o prêmio ao Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros e disse ter como sonho ver todas as licenciaturas da UERN contando com uma disciplina de ética. “Meu sonho é que todas as licenciaturas da UERN possuam uma disciplina de ética profissional, conforme já acontece em outras formações, Enfermagem, Medicina, Direito. E na tese eu retrato mais que essa intenção. Eu registro que é necessário um percurso formativo para que tenhamos profissionais mais humanos em todas as esferas sociais”, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support